Brasileiros em busca de cidadania italiana causam revolta em prefeituras da Itália

Demora em processos sobrecarrega tribunais e atrasa serviços para população local

Postado em: 16-02-2024 às 14h46
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasileiros em busca de cidadania italiana causam revolta em prefeituras da Itália
Brasileiros em busca de cidadania italiana causam revolta em prefeituras da Itália | Foto: Camillo de Pellegrin | Sindaco Val di Zoldo

O sonho de muitos brasileiros de obter a cidadania italiana para ter livre acesso à Europa e outros países está gerando um problema inesperado: a sobrecarga dos tribunais em pequenas cidades da Itália.

Com o aumento exponencial de pedidos de cidadania por brasileiros, principalmente por meio da justiça italiana (que pode ser até cinco vezes mais rápido que o processo via consulado), os tribunais de cidades com menos de 10 mil habitantes estão ficando atolados de processos.

Prefeitos revoltados

A situação causou revolta em alguns prefeitos, que reclamam que a demora na análise dos processos de cidadania italiana está atrasando o atendimento à população local.

Continua após a publicidade

Em um protesto simbólico, o prefeito da cidade de Val di Zoldo pendurou uma bandeira do Brasil na sacada da prefeitura e colocou um cartaz informando sobre o atraso nos serviços à população como forma de protesto.

Números expressivos

Só na região de Vêneto, de onde saíram muitos italianos para o Brasil no final do século XIX, foram 12 mil pedidos de cidadania feitos à justiça no ano passado, a maioria por brasileiros. Em Veneza, foram 17 mil ações.

Oportunidade de negócios

Com o grande número de descendentes de italianos no Brasil (cerca de 32 milhões), empresas viram uma oportunidade de negócio e estão oferecendo serviços para facilitar o processo de cidadania.

A startup Cidadania4u, por exemplo, promete agilizar o processo usando tecnologia e viu seu faturamento anual saltar de R$ 1 milhão em 2019 para R$ 56 milhões em 2022.

Veja Também