Mais da metade dos formados nos EUA não usam seus diplomas, revela estudo

Cinco anos após a formatura, 75% dos formados em áreas como saúde, engenharia e finanças estavam trabalhando em cargos que exigiam seus diplomas

Postado em: 28-02-2024 às 14h50
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais da metade dos formados nos EUA não usam seus diplomas, revela estudo
Mais da metade dos formados nos EUA não usam seus diplomas, revela estudo | Foto: GettyImages

Um estudo recente nos Estados Unidos revelou que mais da metade dos estudantes universitários (52%) estão em empregos que não exigem diploma um ano após a formatura. Essa porcentagem cai para 45% dez anos depois, mas ainda representa um número significativo de pessoas que não estão usando suas qualificações.

A área de estudo é o principal fator que determina se um graduado irá seguir uma carreira relacionada ao seu curso. Cinco anos após a formatura, 75% dos formados em áreas como saúde, engenharia e finanças estavam trabalhando em cargos que exigiam seus diplomas. Já em áreas como segurança pública, ciências humanas, gestão, marketing e RH, esse número cai para 40%.

O estudo também destaca a importância dos estágios. Em todos os programas de graduação, a taxa de subemprego dos formados que nunca estagiaram foi 15%-20% maior do que a dos que fizeram estágios.

Continua após a publicidade

Se você está pensando em fazer uma faculdade, é importante escolher uma área de estudo que tenha boas perspectivas de carreira. Também é importante fazer estágios durante a graduação para adquirir experiência prática e aumentar suas chances de conseguir um bom emprego após a formatura.

Outras conclusões do estudo:

  • Mulheres e negros são mais propensos a estar em empregos que não exigem diploma do que homens e brancos.
  • O subemprego é mais alto em estados com economias mais fracas.
  • A recessão de 2008 teve um impacto negativo nas perspectivas de carreira dos graduados.

Veja Também