Ramadã começa nesta segunda-feira, saiba o que é o mês sagrado do Islã

Este mês é considerado especial porque foi durante o Ramadã que o Alcorão, o livro sagrado do Islã, foi revelado ao profeta Maomé.

Postado em: 11-03-2024 às 13h09
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Ramadã começa nesta segunda-feira, saiba o que é o mês sagrado do Islã
Este mês é considerado especial porque foi durante o Ramadã que o Alcorão, o livro sagrado do Islã, foi revelado ao profeta Maomé. | Foto: iStock

O Ramadã é um mês sagrado no Islã, observado pelos muçulmanos em todo o mundo. É o nono mês do calendário islâmico lunar, conhecido como Hijri, e é um período de jejum, oração, reflexão e caridade. Durante o Ramadã, os muçulmanos abstêm-se de comer, beber, fumar e participar de atividades mundanas do amanhecer ao pôr do sol, como uma forma de purificação espiritual e demonstração de devoção a Alá.

Este mês é considerado especial porque foi durante o Ramadã que o Alcorão, o livro sagrado do Islã, foi revelado ao profeta Maomé. A observância do Ramadã é um dos Cinco Pilares do Islã, que são os princípios fundamentais da fé muçulmana.

Uma característica única do Ramadã é que sua data de início e término não é fixa no calendário gregoriano, que é o calendário solar comumente usado no mundo ocidental. Em vez disso, o Ramadã segue o calendário islâmico lunar, que é baseado nas fases da lua. Como resultado, o início do Ramadã avança aproximadamente 10 ou 11 dias a cada ano no calendário gregoriano.

Continua após a publicidade

Essa variação nas datas do Ramadã ocorre porque o calendário islâmico é cerca de 11 dias mais curto que o calendário solar gregoriano. Como resultado, os eventos islâmicos, como o Ramadã, ocorrem em diferentes épocas do ano, dependendo do ano em que se encontram. Por exemplo, um Ramadã que ocorre durante os meses de verão pode ter dias mais longos de jejum, enquanto um Ramadã no inverno pode ter dias mais curtos.

Essa mudança nas datas do Ramadã acrescenta uma dimensão única à experiência espiritual dos muçulmanos, pois eles enfrentam diferentes desafios e oportunidades de crescimento a cada ano. Apesar das variações de tempo, o Ramadã permanece como um período de renovação espiritual, solidariedade comunitária e gratidão a Alá por suas bênçãos.

Veja Também