Descubra os alimentos que aliviam as cólicas menstruais

Dê adeus as cólicas menstruais sem abrir mão do amado chocolate

Postado em: 15-04-2024 às 16h29
Por: Eduarda Leão
Imagem Ilustrando a Notícia: Descubra os alimentos que aliviam as cólicas menstruais
| Foto: iStock

A cólica menstrual pode ser uma terrível vilã para muitas mulheres ao redor do mundo. Uma pesquisa levantada pelo IBOPE apontou que 75% das mulheres sofrem com a cólica mensalmente, tal situação é capaz de atrapalhar o rendimento nos estudos, comprometer o bem-estar e interferir na rotina diária.

Aprender a lidar com o próprio ciclo menstrual é essencial para manter uma boa qualidade de vida e a alimentação pode ser uma excelente ferramenta para vencer as dores. A nutricionista Sarah Ladeira, criadora do método Nutrindo Sua Feminilidade e especialista em saúde da mulher, explica o motivo do surgimento das cólicas e aponta alimentos que são capazes de aliviar dores menstruais.

De acordo com a nutricionista, as cólicas menstruais acontecem principalmente por causa de um hormônio chamado progesterona, que aumenta na segunda metade do ciclo menstrual. Esse hormônio estimula a produção de uma substância chamada prostaglandina. Quando há muito prostaglandina, os vasos sanguíneos e os músculos do útero se contraem mais, causando cólicas. Por outro lado, as cólicas também podem ter uma causa secundária, como o uso do DIU ou endometriose.

Continua após a publicidade

Para aliviar as dores, a nutricionista Sarah Ladeira indica uma alimentação que priorize o consumo de frutas, vegetais, grãos integrais e azeite. Segundo a profissional, a dieta do mediterrâneo é uma boa pedida para quem busca benefícios para a saúde da mulher. Na dieta em questão, é evitado o consumo de carne vermelha, e aumentado o consumo de proteína animal como peixes ricos em ácidos graxos ômega-3.

Outros alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, também auxiliam nas dores menstruais, sendo eles sementes como chia, linhaça, nozes, feijão, além de óleos de peixe, canola, soja e linhaça. Além disso, alimentos ricos em vitamina E também ajudam a reduzir as cólicas, como as sementes de girassol, kiwi, manga, brócolis e espinafre.

No período menstrual é comum sentir um maior desejo por chocolates e quando estiver nesse momento chocólatra, a nutricionista indica dar preferência ao chocolate 70%, pois a concentração de cacau pode auxiliar na dor.

E olha, existem alimentos que podem acentuar as cólicas e se tornarem verdadeiros vilões da saúde feminina. Pensando nisso, evite consumir cafeína, álcool e produtos ultraprocessados, como embutidos, salgadinhos, biscoitos recheados e refrigerantes para que as chances de sofrer com cólicas sejam reduzidas.

Veja Também