Hiperatividade solar: Entenda o que está causando a aurora boreal

A aurora boreal pôde ser vista em diversos países recentemente; saiba como o ciclo solar atual influencia

Postado em: 22-05-2024 às 14h34
Por: Andresa Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Hiperatividade solar: Entenda o que está causando a aurora boreal
Aurora Boreal é vista em diversos lugares do planeta; entenda o fenômeno. Reprodução/Freepik

O ciclo solar vem apresentando novas nuances recentemente. De acordo com o G1, o Sol vem se aproximando de um “máximo solar”, um momento durante um ciclo de 11 anos em que a atividade solar é mais forte, invertendo os seus polos magnéticos e criando manchas solares — que chamamos de aurora boreal.

Para os admiradores da aurora boreal, que pôde ser vista recentemente em diversos lugares do mundo, é quase certo dizer que há mais desse fenômeno para vir, em cerca de duas semanas. De acordo com os cientistas, o ciclo solar atual parece ser mais forte que o esperado.

Aurora boreal. Reprodução/Freepik

Ainda de acordo com o G1, o aglomerado de manchas solares será grande e complexo, gerando mais explosões que possivelmente atingirão o campo magnético da Terra, ocorrendo, assim, mais auroras boreais.

Continua após a publicidade

As tempestades espaciais também têm um impacto negativo. Os impactos já relatados recentemente são na comunicação global, redes elétricas e sistemas de GPS. Um dos afetados recentemente foi a empresa de Elon Musk, a SpaceX. De acordo com ele, a tempestade teria pressionado seus satélites que fornecem internet, os Starlink.

Veja Também