Por que a Marinha da Bolívia é uma das maiores do mundo se o país não tem acesso ao mar?

A Marinha do país ocupa o 19º lugar no ranking mundial, tem 173 navios, mas não pode navegar em águas salgadas

Postado em: 23-05-2024 às 16h19
Por: Andresa Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Por que a Marinha da Bolívia é uma das maiores do mundo se o país não tem acesso ao mar?
Reprodução/Instagram

“El mar nos pertence por derecho, recuperarlo es un deber” (“o mar nos pertence por direito, recuperá-lo é um dever”) é o lema da Marinha da Bolívia, que conta com 173 navios e é a 19ª maior do mundo. Mas o questionamento que fica é: por que um país sem acesso ao mar tem uma Marinha tão potente?

A Bolívia é cercada pelo Chile, Argentina, Paraguai, Brasil e Peru, e há mais de um século, a Bolívia não tem acesso ao mar. Em uma disputa pela região da Antofagasta, no ano de 1879, a Bolívia perdeu sua costa marítima para o Chile. Essa disputa territorial ficou conhecida como a Guerra do Pacífico.

A esperança de recuperar seu território marítimo é a justificativa que a força militar boliviana tem de manter uma marinha ativa.

Continua após a publicidade

Mesmo com um Tratado de Paz e Amizade assinado entre o Chile e a Bolívia em 1904, a Bolívia ainda guarda ressentimentos — em 2013, ela reivindicou seu direito ao acesso ao mar numa ação movida na Corte Internacional de Justiça (CIJ), o tribunal mais alto da ONU.

O pedido eventualmente foi negado, mas a força que a nação boliviana tem em recuperar sua área marítima tem até data: Dia del Mar (dia do mar) comemorado em 23 de março.

Veja Também