10 anos da morte do grandioso escritor Gabriel García Márquez

García Marquez foi ganhador do Prêmio Nobel de literatura em 1982, e é considerado o patrono do realismo mágico na literatura latino-americana

Postado em: 24-05-2024 às 17h01
Por: Andresa Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: 10 anos da morte do grandioso escritor Gabriel García Márquez
O escritor Gabriel García Márquez. Foto: Divulgação

Gabriel García Márquez é considerado um dos nomes mais importantes da literatura mundial, e não é atoa: ele é o autor do aclamado “Cem anos de solidão”. O livro foi traduzido para 36 línguas e inspira, até hoje, muitos escritores e leitores.

Márquez nasceu em Aracataca, no ano de 1927, e morreu no ano de 2014. Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, é considerado o patrono do realismo mágico na literatura latino-americana.

Seus livros tem mais de 40 milhões de cópias vendidas. Além de escritor, García Márquez também era um apaixonado jornalista; confira uma frase atribuída a ele:

Continua após a publicidade

“Porque o jornalismo é uma paixão insaciável que só se pode digerir e humanizar mediante a confrontação descarnada com a realidade. Quem não sofreu essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida, não pode imaginá-la.”

Além disso, no ano de 1994 ele criou a Fundação de Gabo (Fundación Gabo), que tem como propósito estimular e premiar vocações, a ética e a boa reportagem no jornalismo. É uma organização filantrópica localizada Cartagena, Colômbia.

Seus livros mais famosos são “Crônica de uma Morte Anunciada” (1981), “O Amor nos tempos de cólera” (1985), “Notícia de um sequestro” (1996) e “Memórias de minhas putas tristes” (2004).

Em 2022, o escritor ganhou um documentário dirigido pela cinegrafista Eszter Voros, onde ela visita a costa caribenha da Colômbia para conhecer as inspirações de García Márquez de perto.

Veja Também