Relembre entrevista marcante de Maria da Conceição Tavares no Roda Viva; professora ‘pop’ das redes sociais

Professora que faleceu neste sábado virou até mesmo personagem da Escolinha do Professor Raimundo

Postado em: 08-06-2024 às 17h47
Por: Otavio Augusto Ribeiro dos Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Relembre entrevista marcante de Maria da Conceição Tavares no Roda Viva; professora ‘pop’ das redes sociais
Entrevista é divulgada na atualidade | Foto: Reprodução/ TV Cultura

A economista e ex-deputada federal Maria da Conceição Tavares, que faleceu aos 94 anos, ultrapassou os limites da política e da academia para se tornar uma figura pop nas redes sociais. Conhecida por seu jeito enérgico e sua retórica contundente, Conceição deixou um legado que reverberou além do seu campo de atuação.

Nascida em Portugal, Maria da Conceição Tavares chegou ao Brasil em 1954, fugindo da ditadura de Salazar. Ao longo de sua carreira, trabalhou na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e atuou como professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Além disso, foi deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) do Rio de Janeiro.

Conceição tornou-se popular nas redes sociais em 2020, quando um trecho de sua entrevista ao programa “Roda Viva”, nos anos 1990, viralizou. Na entrevista, ela criticou duramente a falta de preocupação de alguns economistas com a justiça social, chamando-os de “tecnocratas”. Sua voz rouca, sotaque português e indignação genuína conquistaram milhares de seguidores, fazendo de suas falas um fenômeno nas redes.

Continua após a publicidade

Veja entrevista completa:

Personagem da Escolinha

A economista também inspirou a humorista Nádia Maria a criar a personagem Maria da Recessão Colares na “Escolinha do Professor Raimundo”. Nádia Maria capturou os trejeitos e a voz rascante de Conceição, fazendo sucesso com o público e arrancando risos dos colegas de elenco. Conceição virou meme antes mesmo da era digital, como em uma entrevista de 1986 à TV Globo, onde chorou ao falar do Plano Cruzado.

A morte de Conceição foi lamentada por diversas personalidades. O perfil Acervo Maria da Conceição Tavares, que homenageia sua trajetória, destacou a importância de sua figura como economista e como símbolo de resistência contra a desigualdade. A publicação no perfil conta com quase 60 mil seguidores, que acompanham e compartilham trechos de suas entrevistas, palestras e aulas.

Veja Também