Como surgiram as festas juninas?

Animação, música boa e muita diversão resumem a tradicional festa junina brasileira.

Postado em: 12-06-2024 às 15h53
Por: Eduarda Leão
Imagem Ilustrando a Notícia: Como surgiram as festas juninas?
Festas juninas. | Foto: iStock

A Festa junina é uma das celebrações mais tradicionais do Brasil e costuma ser comemorada durante o mês de junho. Além disso, se trata de uma festa católica que celebra Santo Antônio, São João e São Pedro. Certamente, é o mês ideal para celebrar, uma vez que os dias que os homenageiam são respectivamente, 13, 24 e 29 de junho.

Esta típica comemoração teve início na Europa durante os solstício de verão.

Leia também: Descubra como começou o Dia dos Namorados
As 5 atrações mais perigosas de todos os tempos para turistas

Já no Brasil, a festa junina chegou por meio dos portugueses durante o período de colonização, que ocorreu no século 16. Neste período, a comemoração aos três santos juninos eram marcadas por procissões, missas, danças e comemorações populares.

Continua após a publicidade

Uma curiosidade interessante é que antes a celebração era chamada de festa joanina, em referência a festa de São João. Porém, veio a ser alterada para festa junina por acontecer no mês de junho.

Neste sentido, as cultura indígena e afro-brasileira deram aquele toque especial nesta comemoração, transformando das festas juninas brasileiras, um verdadeiro mix de tradições e costumes.

Atualmente, a festa junina do Brasil é repleta de cores, vestimentas características, como camisa xadrez, chapéu de palha e vestidos temáticos. Bem como, as músicas animadas de forró e sertanejo que dão aquele ‘tcham’ para a festa.

Além disso, a festa é abrilhantada com as tradicionais quadrilhas e bandeirinhas coloridas e até mesmo os deliciosos quentões e pamonhas que são vendidos nas barraquinhas das festas juninas. Certamente, todas as características típicas desta festa são verdadeiras preciosidades da cultura brasileira.

Veja Também