Descubra a origem do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+

Esta data é repleta de motivos para comemorar e celebrar

Postado em: 28-06-2024 às 12h23
Por: Eduarda Leão
Imagem Ilustrando a Notícia: Descubra a origem do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+
Esta data é repleta de motivos para comemorar e celebrar. | Foto: Canva

O dia 28 de junho é considerado o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ em todo o mundo. A fim de celebrar as vitórias históricas, promover visibilidade, igualdade e respeito para a comunidade. Mas olha só, você sabe como surgiu esta data?

Então, comemora-se essa data em memória aos protestos de Stonewall, que ocorreram em 1969 em Nova York. Naquela noite, membros da comunidade LGBTQIA+ se revoltaram contra a violência e a repressão policial no bar Stonewall Inn.

Leia também: Debate de maconha no STF: diferença entre as plantas macho e fêmea

Por que os Países Baixos usam a cor laranja no futebol?

Vale ressaltar que o bar Stonewall Inn, estava localizado no Greenwich Village e era um dos mais conhecidos bares gays de Nova Iorque. Sendo assim, um verdadeiro ponto de encontro para a comunidade LGBTQIAPN+. No entanto, naquele período, os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo poderiam presas, uma vez que era crime em estados americanos.

Continua após a publicidade

Já na madrugada do dia 28 de junho, os policiais invadiram o bar pela terceira vez na mesma semana. Na ocasião, eles alegavam que a venda de bebidas alcoólicas eram proibidas no local. Além disso, os policiais teriam agredido e levado para a prisão funcionários e frequentadores que eram travestis e drag queens.

Após esta situação, boa parte da comunidade LGBTQIA+ foi até as ruas para protestar aos arredores de Stonewall Inn, a fim de demonstrar orgulho de quem são e também para se posicionarem contra a atitude policial.

Olha só, estas manifestações duraram seis dias e foram capazes de mobilizar milhares de pessoas em vários pontos da cidade, gerando assim um maior debate público e nas ruas, acerca do preconceito que a comunidade LGBTQIAPN+ enfrenta. Após esta situação, a Prefeitura de Nova Iorque declarou o bar como monumento histórico da cidade, em 2015.

📱 Clique e siga a comunidade do O Hoje no WhatsApp

Veja Também