O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Terra do pequi

Goiânia é a 2ª capital brasileira com melhor qualidade de vida; revela estudo

Brasília (DF) lidera o ranking

Postado em 3 de julho de 2024 por Otavio Augusto
Goiânia. Foto: Divulgação

O levantamento, baseado no Índice de Progresso Social (IPS), utiliza uma metodologia internacional que avalia o bem-estar da população a partir de dados oficiais de todas as cidades brasileiras. Goiânia é a 2ª capital brasileira com melhor qualidade de vida; revela estudo

Brasília (DF) lidera o ranking, seguida por Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR). Goiânia é a segunda capital brasileira com melhor qualidade de vida, de acordo com um estudo inédito divulgado nesta quarta-feira (3/7).

A princípio, os pesquisadores filtraram mais de 300 indicadores, chegando a 52, obtidos de órgãos oficiais e institutos de pesquisa como DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico. Posteriormente, entre os dados inéditos, destacam-se aqueles produzidos pelo Mapbiomas sobre áreas verdes e disponibilidades de praças.

Dessa maneira, o IPS se divide em três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos para o Bem-estar e Oportunidades. Cada uma dessas dimensões contém quatro componentes, formados por três a cinco indicadores com diferentes pesos. Por exemplo, no componente de segurança, a taxa de homicídio tem maior peso que a de morte de jovens.

Enfim, para garantir a qualidade do IPS, os pesquisadores priorizaram indicadores recentes, de boa qualidade e produzidos anualmente, afastando o uso de números do Censo. Da mesma forma, evitaram dados com padronizações diferentes entre estados e de alta subnotificação, comuns em estatísticas de segurança, explicando a ausência de dados de roubos e furtos.

Estudo

Sendo assim, confira abaixo o ranking das capitais brasileiras com melhor qualidade de vida:

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também