Pratos tÃpicos de Goiás que dão inveja em quem é de fora
Experimente a culinária goiana e encante-se com sua riqueza

Goiás, além de suas belezas naturais, também encanta pelo seu rico universo gastronômico, repleto de pratos que refletem a história e a cultura local. Uma vez que, a culinária deste estado surpreende pelos sabores e aromas inigualáveis. Dessa forma, conheça abaixo alguns dos principais pratos tÃpicos goianos e como prepará-los para se deliciar com essas iguarias:
Leia também:
Divertida Mente 2 quebra o recorde de bilheteria no Brasil

Pequi com Arroz: Ame ou odeie, mas o pequi é um fruto caracterÃstico do cerrado e certamente é presente da culinária goiana. Para preparar esse prato, comece selecionando pequis maduros, refogando-os com óleo, alho e sal e cozinhando junto com arroz em água e sal. O resultado é um arroz amarelo e perfumado, com um sabor único que só o pequi proporciona.

Empadão Goiano: Este é um prato robusto e muito apreciado. Consiste em uma massa de empada recheada com carne que pode ser de porco desfiada, linguiça, frango (ou até mesmo todas elas juntas), queijo e guariroba, um tipo de palmito ‘goiano do pé rachado’. Então, após montado, o empadão é assado até ficar dourado e crocante, garantindo um sabor marcante e uma textura incrÃvel.

Pamonha: O milho verde ralado é a estrela desse prato. A versão doce é adoçada com açúcar, enquanto a salgada é temperada com sal e costuma ser servida com queijo. Mas não para por aÃ, a pamonha de sal também pode levar linguiça e cheiro verde, é de dar água na boca, não é mesmo?! Além disso, há quem ouse inovar colocando ingredientes como chocolate, frango e até mesmo carne de sol. Realmente, este prato tem para todos os gostos!

Cural: Similar à pamonha, o cural é uma sobremesa feita com milho verde ralado, leite e açúcar. O cozinheiro que preparar essa iguaria deve cozinhar no fogo até atingir consistência cremosa e doce. Experimente a receita quente ou fria, as duas formas podem te surpreender. Caso goste, arrisque-se com um toque de canela por cima, é delicioso!
Dessa forma, experimentar a culinária de Goiás é mergulhar em sabores autênticos e em tradições que resistem ao tempo, proporcionando uma experiência gastronômica única e memorável