PIB do Japão registra queda de 1,4% no último trimestre de 2015

Japão voltou a terreno negativo, com os dados de outubro a dezembro

Postado em: 15-02-2016 às 09h06
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: PIB do Japão registra queda de 1,4% no último trimestre de 2015
Japão voltou a terreno negativo, com os dados de outubro a dezembro

O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão registrou queda de 1,4% entre outubro e dezembro de 2015, em relação ao mesmo período do ano anterior, devido sobretudo à queda do consumo interno, de acordo com dados oficiais divulgados hoje (15). Na comparação com o trimestre anterior, o PIB da terceira economia mundial diminuiu 0,4%.

Essa foi a segunda contração trimestral em 2015, apesar de o PIB ter registado tênue crescimento de 0,4% no acumulado do ano, colocando em evidência os desafios de Tóquio em travar a deflação e cimentar recuperação econômica sustentável.

O Japão voltou a terreno negativo, com os dados de outubro a dezembro – terceiro trimestre do exercício fiscal de 2015 no país – demonstrando que o consumo interno recuou 0,8% na comparação ao trimestre anterior.

Continua após a publicidade

Esse componente – que representa aproximadamente 60% do PIB – contraiu-se devido às fracas vendas da temporada de inverno, segundo analistas japoneses.

As exportações – outro dos motores da economia japonesa – caíram 0,9% devido à diminuição da demanda nos Estados Unidos, assim como na China e em outras economias emergentes.

Apesar de a nova contração estar abaixo das previsões dos analistas locais, essa evolução volta a colocar em dúvida a eficácia do programa de reforma econômica impulsionado pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, para iniciar um ciclo de crescimento.

Desde a chegada ao poder do chefe de Governo conservador, em finais de 2012, a economia enfrentou altos e baixos e esteve em recessão técnica entre abril e setembro de 2014 devido à entrada em vigor do aumento do imposto sobre o consumo. 

(Agência Brasil)

Veja Também