Estado fortalece relações comerciais

Vice-governador José Eliton coordena reunião e apresenta potencialidades de Goiás

Postado em: 12-09-2016 às 06h00
Por: Renato
Imagem Ilustrando a Notícia: Estado fortalece relações comerciais
Vice-governador José Eliton coordena reunião e apresenta potencialidades de Goiás

Da redação

Delegação asiática tem interesse em ampliar relações comerciais e estabelecer negócios no setor agrícola. Formalizado convite para que estado participe da 10º Encontro da Cúpula Empresarial China-América latina, que será realizado nos dias 14 e 15 de outubro. Vice-governador José Eliton coordena reunião e apresenta potencialidades de Goiás
Delegação asiática interessada em fazer negócios em terras goianas foi recebida pelo vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, que, em nome do governo do Estado, deu as boas-vindas e apresentou as potencialidades do estado e aspectos da gestão pública, além de intermediar o diálogo entre os grupos.
O principal objetivo da missão da província de Hebei (CHN) a Goiás é promover o fortalecimento das relações comerciais, uma vez que são signatários de um acordo de amizade formalizado há 17 anos. A delegação oriental tem interesse, ainda, em conhecer as autoridades responsáveis pela agricultura no Estado e desenvolver ações para incrementar a cooperação mútua do ponto vista econômico.
Durante o encontro, o vice-governador e titular da SSPAP, José Eliton, destacou que o Brasil vive uma recuperação econômica e que “Goiás se preparou para atravessar a crise, sob a liderança do governador Marconi Perillo”. Ele afirmou, ainda, que o Estado possui atualmente várias frentes de polos industriais e reforçou o “desejo de estreitar relações com Hebei”.
O vice-governador da província de Hebei, Shen Xiaoping, disse que seu estado é rico em agricultura. Destacou, também, os investimentos em transporte e logística no país asiático. Shen Xiaoping também exaltou o potencial na criação de bovinos do Estado de Goiás. “Vamos avançar na cooperação econômica”, resumiu. Durante a reunião, a delegação asiática formalizou o convite para que a comitiva goiana participe do 10º Encontro da Cúpula Empresarial China-América latina, que será realizado entre os dias 14 e 15 de outubro.

Tratativas
Em 2011, a convite das autoridades da Província de Hebei, uma delegação do governo de Goiás esteve em Shijiazhuang (capital da província) para falar das potencialidades agrícolas do estado. Segundo o superintendente de Agricultura da SED, Antônio Flávio, foram quatro dias de reuniões, em que se apresentou toda a produção goiana de grãos, especialmente de soja.
No encontro desta sexta-feira, que ocorreu na sala de reuniões do 4º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, os representantes do agronegócio asiático reafirmaram o interesse de ampliação de cooperação no comércio e processamento de soja e milho.

Continua após a publicidade

Delegações
A reunião de negócios, comandada por José Eliton, contou com as presenças do titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), Luiz Maronezi, secretário de Assuntos Internacionais, Isanulfo Cordeiro, superintendente executivo de Agricultura, Antônio Flávio Camilo de Lima, gerente do Gabinete de Assuntos Internacionais, Artur Nogueira, gerente da Superintendência de Comércio Exterior, Ronaldo Costa. Participam, ainda, o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, e o economista e analista de Mercado, também da Faeg, Pedro Arantes.
A delegação de Hebei inclui os seguintes membros do governo: vice-governador da província, Shen Xiaoping, diretor-geral do departamento de Agricultura, Wei Baigang, presidente da Academia de Ciências, Agricultura e Silvicultura, Wang Huijun, vice-prefeito de Langfang, província de Hebei, chefe da Divisão de Apoio do Governo, Wang Junchen, Zhou Kui, e o chefe da Divisão de Cooperação Internacional do Departamento de Agricultura, Yuan Guangzhen.

Veja Também