Quinta-feira, 28 de março de 2024

Agrodefesa treina fiscais em vigilância para febre aftosa

Até este mês, a atualização foi realizada em quatro regionais

Postado em: 22-09-2016 às 13h40
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Agrodefesa treina fiscais em vigilância para febre aftosa
Até este mês, a atualização foi realizada em quatro regionais

 
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária está executando um plano de ação em vigilância ativa para febre aftosa, que tem como objetivo treinar todos os fiscais estaduais agropecuários (médicos-veterinários, zootecnistas e agentes de fiscalização) das unidades locais da Agência.
Os profissionais participam de atividades teórico-práticas que têm como meta padronizar as ações de vigilância em febre aftosa em propriedades de maior risco para a doença, coleta de materiais e lançamentos dos termos de fiscalização no Sistema de Defesa Agropecuário de Goiás (Sidago).
 
Até este mês, a atualização foi realizada em quatro regionais. Nesta quarta-feira, dia 21, a capacitação, que é feita pela Gerência de Sanidade Animal da Agrodefesa, foi para profissionais da Regional Rio do Ouro, que envolve 12 regionais. Os veterinários participaram do treinamento no Sindicato Rural de Porangatu e agora eles continuam participando da atualização até o fim do ano. A próxima será na Regional Rio das Almas, no município de Ceres, no dia 13 de outubro.
 
Segundo a coordenadora do Programa de Enfermidades Vesiculares (Peev) da Agrodefesa, Mercia de Oliveira, a ação é dividida em dois momentos, a teoria e a prática. Na teoria são discutidos a vigilância ativa para febre aftosa, propriedades de maior risco, receptividade e vulnerabilidade, alerta sanitário e coleta de material suspeito para síndromes vesiculares, marcação de propriedades de maior risco, preenchimento e lançamento de termos de fiscalização no Sidago, relatórios e noções de epidemiologia. “Já na prática são feitos procedimentos de vigilância ativa e coleta de material para sorologia e isolamento viral”, explica.
(Foto: SEAPEC) (Ebc)

Veja Também