Empresas adotam estratégias criativas para incentivar colaboradores a ficarem em casa

Com a pandemia da Covid-19, as medidas adotadas tentam estabelecer comunicação entre os funcionários e também motivar a equipe

Postado em: 27-04-2021 às 15h14
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Empresas adotam estratégias criativas para incentivar colaboradores a ficarem em casa
Com a pandemia da Covid-19, as medidas adotadas tentam estabelecer comunicação entre os funcionários e também motivar a equipe | Foto: reprodução

A Pandemia de Covid-19 tem estimulado as empresas a adotarem estratégias criativas para estabelecer a comunicação com seus funcionários e motivar suas equipes, além de contribuir para a saúde dos profissionais. Como boa parte do trabalho está sendo feita em home office, as empresas enfrentam desafios com as relações de entrosamento da equipe e o estímulo ao equilíbrio e bem-estar de seus funcionários. A Pesquisa pesquisa Gestão de Pessoas na Crise da COVID-19, divulgada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) em 2020 revelou que 60% das empresas adotaram o home office em alguma etapa do seu processo produtivo e que dessas 76% se sentiram necessidade de orientar seus funcionários, a fim de motivar a equipe e manter sua saúde, inclusive psicológica. 

O levantamento realizado pela Consultoria Falconi revelou que 72% das companhias adotaram iniciativas humanizadas para os funcionários, como dicas de saúde e bem-estar e atendimento remoto de especialistas. Os resultados apontaram que, do ponto de vista do RH, engajar as pessoas à distância, comunicar bem remotamente, garantir a saúde física e mental dos empregados, manter e melhorar o clima organizacional estão entre os principais desafios do momento.  Uma das empresas que adotou iniciativas para incentivar seus funcionários a respeitar as medidas preventivas da Covid-19, foi realizada pela empresa Plataforma Habitacional MRV. 

A construtora mandou entregar pizza, refrigerante, chocolate e álcool em gel a 28 funcionários da empresa em Goiás. A entrega foi feita de surpresa em uma noite de domingo, para estimular a manutenção do isolamento social até aos finais de semana, quando os índices de isolamento tendem a cair. Os profissionais receberam junto aos presentes uma carta orientando a ficar em casa quando possível e tomarem os cuidados necessários para preservarem suas famílias. 

Continua após a publicidade

Receber no portão de casa, no domingo à noite, a pizza e os demais presentes, foi uma surpresa para a analista de treinamentos, Karine Souza, 29. Isso porque ela havia sido contratada na quinta-feira anterior à ação, portanto 3 dias antes, e não esperava por esse mimo. “Não achava que fosse acontecer comigo. Minha mãe foi atender ao portão e foi uma grande surpresa a pizza, o chocolate, o álcool e a carta, que pedia para que nós ficássemos em casa, incluía, inclusive, um parágrafo me dando as boas vindas, me senti acolhida pela empresa”, afirmou Karine.  

O gerente comercial, Paulo Henrique dos Passos, também recebeu o “Kit fique em Casa”. Paulo Henrique casou-se há menos de um mês e, por conta das medidas de lockdown deliberadas pelo Governo, ainda não se mudou e está na casa de seus pais, junto com sua esposa.  Por isso, ele ampliou seus cuidados em casa. “Não me lembro mais a última vez que abracei meus pais. Eu tenho buscado manter o distanciamento mesmo morando na mesma casa que meus pais”, afirmou. Para ele, a ação da empresa é uma prova de preocupação e cuidado com seus funcionários. “Sentimos valorizados, vemos que a empresa cuida da gente e isso é muito importante” avaliou Paulo Henrique.

No seu dia-a-dia de trabalho Paulo Henrique também percebe ações da empresa no cuidado com os funcionários no que diz respeito a profilaxia da Covid-19. Ele cita que a empresa agora prioriza reuniões com a equipe por meio de vídeo chamadas, instituiu o revezamento dos colaboradores nas atividades presenciais, implantou o atendimento virtual, o assinatura digital de contratos e que mesmo nos momentos que o contato presencial com o cliente, quando se faz necessário, a empresa o faz em um ambiente ventilado e prepara com limpeza antes e depois do atendimento. “Apertar a mão do cliente que era um hábito tão comum nosso ao finalizar uma venda, já não existe mais. Eu me sinto seguro no trabalhoi”, afirmou Paulo Henrique. 

Outras ações

No ambiente de trabalho, a construtora tem priorizado o home office, instituído o atendimento virtual e contrato digital de compra de imóveis para sua equipe de vendas. A entrega da pizza e os demais mimos integra ação de responsabilidade social que a construtora tem desenvolvido internamente visando o cuidado com a saúde e bem-estar de seus colaboradores. A empresa também implantou o programa TEG-SAÙDE que promove a conscientização das ações relacionadas à prevenção e ao tratamento da Covid-19. O Programa, inclusive, indica os locais que o funcionário deve procurar caso apresente qualquer sintoma do vírus. “O Programa oferece o teste, acompanha os resultados e indica os lugares e as ações que o funcionário deve adotar a fim de proteger sua saúde e a saúde de sua família” afirmou o gestor da MRV em Goiás, Tacílio José De Sá.   

Para o gestor, as empresas que não se renovarem e não adotarem ações criativas dificilmente passarão pela crise provocada pela pandemia de Covid-19. Para ele, o ambiente criado por essa crise deve estimular as empresas a pensarem diferente do que estavam antes adaptadas e rever formas de se relacionar com a sua equipe. “Antes, uma ação como essa de enviar pizza aos funcionários podia não representar tanto, mas em um contexto de isolamento social, de estímulo ao funcionário a ficar em casa, a adotar ações seguras para o seu bem estar e para a sua família, hoje isso tem um peso muito forte” avalia o gestor. 

Veja Também