Dia das Mães deve movimentar 24 bilhões de reais no varejo

Levantamento aponta 77% dos consumidores pretendem ir às compras | Foto: Reprodução

Postado em: 29-04-2021 às 08h29
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Dia das Mães deve movimentar 24 bilhões de reais no varejo
Levantamento aponta 77% dos consumidores pretendem ir às compras | Foto: Reprodução

Considerada pelos varejistas como a principal data comemorativa do ano, o Dia das Mães deve aquecer as vendas pelos próximos dias. Levantamento realizado pela pela CDL Goiânia, SPC Brasil, em parceria com a Offer Wise Pesquisas, revela que 77% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período. Os dados se aproximam dos observados em 2019, um ano antes da pandemia causada pelo novo coronavírus, onde 78% dos consumidores pretendiam ir às compras.

Em números absolutos, a expectativa é de que aproximadamente 122,9 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 24,3 bilhões nos segmentos do comércio e serviços.

Embora o percentual de consumidores que devem ir às compras seja maior do que o do que em 2020 (68%), a maior parte dos compradores está receosa em aumentar gastos este ano, sobretudo diante do cenário de pandemia e de crise econômica. Cerca de 34% dos consumidores esperam gastar menos do que no último ano, enquanto 30% planejam gastar o mesmo valor.

Continua após a publicidade

Para o professor Rafael Almeida, com a pandemia e crise, ficou difícil se presentear, porém, agora é mais fácil expressar que alguém é importante. “Por conta da pandemia, fiquei desempregado por um tempo, mas agora que estamos voltando ao normal, mesmo que de forma forçada, consegui um trabalho. Ano passado não pude presentear minha mãe por conta da crise, este ano pretendo gastar um pouco mais para compensar pelo ano atrasado”, explica.

Entre os que pretendem gastar menos, 40% citaram o cenário econômico pior que no último ano, 37% disseram que estão com o orçamento apertado e 28% mencionaram as incertezas quanto ao cenário econômico e finanças pessoais. A pesquisa mostra ainda que 98% daqueles que pretendem gastar menos foram influenciados pela pandemia.

Roupas, calçados e acessórios devem ser os líderes de venda neste ano; consumidor deve desembolsar, em média, R$ 197 com presentes.

A pesquisa ainda revela que no Dia das Mães deste ano, os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados e acessórios, perfumes, cosméticos e chocolates. Flores, maquiagem, utensílios de cozinha e celulares, também devem integrar as principais opções de compras do brasileiro.

Locais de compra

As lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos brasileiros, 69% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar a maioria dos presentes fisicamente sobretudo em shopping centers e em lojas de rua.

A internet aparece como local de compra de 57% dos consumidores, principalmente nos sites e lojas virtuais (38%). Para os entrevistados, os fatores que mais pesam na escolha do local de compra são a atratividade do preço, promoções, qualidade dos produtos e frete grátis. O levantamento também aponta que os consumidores têm a intenção de presentear não apenas as próprias mães, como também as esposas e sogras.

Sobre locais de compra, Rafael explica que prefere utilizar sites por diversos motivos. “Eu costumo sempre comprar na internet pois tenho certa autonomia para escolher e pesquisar preços. E como moro em Goiânia, sites costumam a não ter taxa de frete e os produtos chegam bem rápido, então não é um problema esperar alguns dias para pagar bem menos”, completa.

Preços e formas de pagamento

De acordo com a pesquisa, 76% dos consumidores consideram que os preços dos produtos estão mais caros este ano na comparação com o ano passado, 19% acreditam que estão na mesma faixa de preço e 5% que estão mais baratos. Sobre os cuidados com o orçamento, a pesquisa ainda sinaliza que muitos dos consumidores já extrapolaram o limite de endividamento: 30% dos que pretendem presentear no Dia das Mães estão com contas em atraso e, destes, 64% estão com o nome sujo atualmente. Outro comportamento imprudente é que 33% das pessoas ouvidas admitem ter o costume de gastar mais do que podem para agradar as mães com presentes na data e 13% reconhecem que podem deixar de honrar algum compromisso financeiro para ir as compras neste Dia das Mães. (Especial Para O Hoje)

Veja Também