Sustentabilidade financeira e busca de novas rendas em meio à pandemia

Hoje é primeiro de maio, dia do trabalhador, e após um ano de crise sanitária como lidar com a falta de oportunidades e dificuldades para se sustentar | Foto: Reprodução

Postado em: 01-05-2021 às 09h25
Por: Pedro Jordan
Imagem Ilustrando a Notícia: Sustentabilidade financeira e busca de novas rendas em meio à pandemia
Hoje é primeiro de maio, dia do trabalhador, e após um ano de crise sanitária como lidar com a falta de oportunidades e dificuldades para se sustentar | Foto: Reprodução

Neste sábado, 1° de maio, é comemorado o dia do trabalhador, uma discussão atual que tem preocupado esta classe é o momento de crise sanitária, provocada pela pandemia do Covid-19. Milhões de vagas de emprego foram ceifadas por conta dessa doença, e de o começo dela para cá, um grande número de brasileiros acabaram se jogando para a informalidade.

De acordo com o PhD em Educação Financeira, Reinaldo Domingos, mesmo quem conseguiu continuar a trabalhar, enfrenta diversos problemas, pois segundo ele, há incertezas para o futuro e novas reduções de ganhos  prevista para os próximos meses.

O economista alerta que podem acontecer imprevistos e os operários que se verem em alguma situação não esperada podem acabar por ficarem sem saídas. “infelizmente, ninguém está livre disso -, quanto tempo conseguiria sobreviver?”, questiona.

Continua após a publicidade

As respostas sempre o preocuparam. Ele reforça que a maioria das pessoas, conforme conversas que tem, não conseguiriam sobreviver mais que poucos meses. “Isso mostra que a situação pode ficar realmente muito complicada. Então, dominar o controle das finanças é crucial.” Cita.

É importante se preocupar com o crescimento profissional e aumento da renda, mas é ainda mais importante se organizar e poupar dinheiro para garantir qualidade de vida no futuro.

A reforma da Previdência Social também impactou diretamente a vida dos trabalhadores brasileiros, muitos já estão inseguros com o seu futuro segundo Reinaldo. O Phd comenta que diante de tantas mudanças, as pessoas precisam de traçar uma estratégia. “O segredo é encontrar o (número da sua aposentadoria), ou seja, quanto precisa guardar mensalmente para conquista a independência financeira. Fazendo as contas certas, acredite, é possível conseguir.”, afirma.

Reinaldo oferece uma fórmula que ele criou que pode auxiliar no controle pessoal das finanças, que segundo ele, foi criada a partir de anos de experiência pessoal e profissional. “Fiz um material que já faz todo o cálculo necessário de maneira automatizada, bastando colocar as informações nos lugares indicados. Basta clicar no link – http://info.dsop.com.br/calculo-de-aplicacao-para-independencia-financeira.”, comenta.

O conselho que ele da para que não se tenha risco de o dinheiro acabar uma hora, é de que o “número” deve ser de, no mínimo, o dobro do padrão de vida. “Assim, a pessoa saca 50% do que é ganho com os juros mensais dessa aplicação, para viver da forma que planejou, e guarda o restante como reserva, que irá se acumular e continuar trazendo rendimento.”, cita.

O economista reforça que o trabalhador brasileiro deve ter em mente que o quanto antes pensar em seu futuro, mais fácil será para poupar dinheiro e atingir a quantia e o padrão de vida desejado.

Ficou desempregado?

Mas, como dito no começo, também temos no país milhões de pessoas que perderam empregos ou que foram para informalidade. Para essas pessoas é preciso urgente a busca por rendas extra.

Domingos dá importantes dicas para conseguir novas fontes de ganhos:

Produzir quadro

• A primeira ação não é necessariamente um trabalho, mas o planejamento, reduzindo os gastos e conseguindo uma folga no orçamento. Como costumo lembrar, na maioria dos orçamentos pessoais e familiares é possível conseguir uma redução de 20% das despesas, apenas se atentando aos hábitos e comportamentos financeiros.

• Venda o que não usa mais ou não é tão importante. Faça uma faxina em casa, veja que pode ter roupas novas, eletros-eletrônicos que funcionam, jogos, sapatos e outros produtos que não são tão importante, essa é hora de repassar isso para frente e ganhar uma renda extra, existem muitos sites especializados em fazer esse intermédio e todo fôlego no caixa é necessário.

• Para trazer receitas, é válido considerar levantar uma renda extra com trabalhos pontuais que podem ser principalmente de entregas para quem tem carta de moto ou mesmo de carro, aplicativos de entregas estão em alta, e uma alternativa pode ser se cadastrar e buscar realizar esse tipo de ação.

• Tem também pessoas que estão desenvolvendo produtos ou mesmo utilizando o network para realizar vendas de produtos. Tem muita gente fazendo as famosas máscaras de proteção e ganhando um extra, tem outras que estão revendendo produtos online, lembrando que grandes magazines estão cadastrando para esse tipo de venda. Outro exemplo pode ser a venda de doces e alimentos no condomínio ou na região em que vive.

• Para quem não faz parte dos grupos de riscos e que podem sair de casa, estão surgindo vagas em supermercados, hospitais, farmácias e outras empresas que continuam com portas abertas, mas é preciso cuidado com a proteção nessa hora.

• Por outro lado, quem preferir seguir em sua área de atuação, um caminho é passar a oferecer serviços online, como de consultoria, aulas e freelances, por exemplo. Assim, além da renda extra, há também uma retomada de conhecimentos e aperfeiçoamento profissional. Quem tem habilidades específicas, como cozinhar ou educação financeira, pode fazer disso, agora, um hobby que gere renda.

Veja Também