Tendência é buscar por residências com mais espaço

Desde o início da pandemia da Covid-19, serviços de aluguéis percebem o aumento de 100% na busca por imóveis com quintal | Foto: Reprodução

Postado em: 05-05-2021 às 08h45
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Tendência é buscar por residências com mais espaço
Desde o início da pandemia da Covid-19, serviços de aluguéis percebem o aumento de 100% na busca por imóveis com quintal | Foto: Reprodução

Desde março de 2020, a pandemia do novo coronavírus trouxe novos hábitos para nosso dia a dia. O isolamento social, o uso de máscara, a frequência de limpeza das mãos e as compras online foram alguns efeitos imediatos para prevenir a contaminação pela Covid-19. Além dessas mudanças, outros setores também sentiram o impacto do “novo normal” e se adequaram às novas tendências.

Preocupados com a saúde e seguindo as recomendações de entidades médicas internacionais, pessoas de todo o mundo adotaram o famoso home office, um modelo virtualizado para trabalhar e se relacionar. Ficar em casa era fundamental para evitar a disseminação do novo vírus e os momentos de lazer e recreação em locais públicos acabaram ficando fora de contexto.

Neste sentido, a nossa casa se tornou o ambiente de trabalho, local para lazer e também descanso. O isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus mudou a concepção que tínhamos dos lares e resultou em uma exigência de imóveis maiores, de três ou mais quartos, com quintal ou área de lazer. Isto foi sentido pelo setor de aluguéis de casas, que viu a demanda crescer desde março de 2020.

Continua após a publicidade

A gerente comercial, Priscilla Leão, do Desenrola, aplicativo e site que reúne anúncios de aluguéis de casas e apartamentos, afirma que antes da pandemia as pessoas buscavam imóveis mais compactos. Entretanto, desde o ano passado esta tendência mudou e houve aumento de 100% da procura por casa com quintal e, em 2021, tem até fila de espera.

“Hoje, essa tendência mudou, pois depois da pandemia as pessoas estão ficando mais em casa com o home office. Por isso, a procura por casas aumentou ainda mais devido à busca por imóveis com quintais e que tenham espaço. Casas em condomínios tem uma procura grande, pois tem a segurança igual ao de um apartamento, porém com mais espaço”, afirmou.

O lazer se tornou fundamental para escolha entre apartamento e casa. Opções com quintal, piscina e áreas verdes estão no favoritismo de quem busca comprar ou alugar um imóvel. A Rose Piaget, que em maio de 2020 se mudou de um apartamento no Parque Flamboyant para o loteamento de casas, em Goiânia, contou sobre a experiência da família com essa mudança.

“Estávamos sufocados com a pandemia, não podíamos usar as áreas de lazer nem fazer muito barulho em casa, pois os vizinhos se incomodavam e reclamavam. Tenho uma filha de 8 anos cheia de energia e isso incomodava muito os vizinhos. Procuramos uma casa para termos liberdade já que no apartamento não podíamos fazer nada além de assistir televisão”, disse ao jornal O Hoje.

Crianças e pets podem ser um dos motivos que influenciaram essa tendência. Mas, de acordo com Priscilla, pessoas solteiras também migraram do apê para uma casa. “Então, é por conta da necessidade de trabalhar mais em casa e ficar mais nela que os clientes estão precisando de mais espaço para ter uma comodidade maior”, destacou a gerente do Deserola.

Fila de espera

            Até setembro de 2020, casas se encontravam disponíveis para locação por um período de 200 dias, porém em março de 2021 a realidade é diferente. Priscilla reforça que, atualmente, Assim que um imóvel deste perfil é disponibilizado ao mercado para locação, ele é locado no prazo de uma semana, período entre a visitação e o envio de documentos.

“Como a oferta não é grande, logo o cliente opta por residências avulsas em bairros com fácil acesso. Como o deslocamento é fácil em Goiânia se comparado a outras capitais, a flexibilização dos bairros fica mais tranquila e com mais opções. Por isso, temos fila de espera por moradias no sistema, está bem disputado”, afirmou. Com a incerteza que os brasileiros estão sobre o fim da pandemia da Covid-19, essa concorrência se intensifica. Pois, como a cliente do Desenrola, Rose Piaget, não há intenção de voltar para o apartamento. “Esta é uma tendência que veio para permanecer, pois as empresas estão aderindo ao modelo home Office ou híbrido mesmo no pós-pandemia”, concluiu Priscilla.

Veja Também