Quinta-feira, 28 de março de 2024

A importância da imagem da sua empresa em tempos de pandemia

A criação de conteúdo nas mídias sociais é a melhor forma de fortalecer a imagem de empresas no cenário atual

Postado em: 05-07-2021 às 08h43
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: A importância da imagem da sua empresa em tempos de pandemia
A criação de conteúdo nas mídias sociais é a melhor forma de fortalecer a imagem de empresas no cenário atual | Foto: Reprodução

A crise causada pelo distanciamento social trouxe uma oportunidade única de aprender a como construir relações digitais, reforçando os sentimentos de empatia e solidariedade. Esses sentimentos, quando trabalhados de maneira estratégica, aproximam os públicos de interesse, de forma que se sintam acolhidos e à vontade para reagir e engajar com conteúdo que esteja alinhado aos seus hábitos de consumo e expectativas.  Uma vez que estamos vivendo um período de isolamento social, é o momento perfeito para que empreendedores possam estreitar sua relação com clientes.

Além disso, essa forma tem se mostrado muito eficiente para criar proximidade com o público-alvo de empresas. Para isso, muitas delas estão optando pela promoção de campanhas, eventos, ofertas e outras inúmeras formas de incentivar as vendas. A construção de relacionamentos empresa-cliente é um processo que tem muito do desenvolvimento de relacionamentos pessoais, envolve conquista, envolve troca, e se mostra presente em um momento tão delicado como esse, transparecendo os valores do seu negócio e sua preocupação em estar em contato numa relação de reciprocidade. 

Com as mudanças, muitos de nós reformulamos nossas prioridades e a forma como consumimos. O consumo de itens de higiene e limpeza cresceram em disparada no início da pandemia, por exemplo. Essas novas formas de consumir demonstram novas preocupações, necessidades, urgências e oportunidades, reservadas as proporções da histeria social, claro. 

Continua após a publicidade

Portanto, as empresas precisaram se adaptar a essa nova linguagem e aos novos propósitos. Alinhar o planejamento do marketing digital a esse novo comportamento, compreendendo as mudanças e nuances, coloca empresas em destaque, transformando algumas em referências de sua área. 

Marcas que realizaram esse processo de análise do comportamento do consumidor, conseguiram identificar as novas demandas e criar conteúdo relevante, entregando valor e se tornando presente nas vidas de seus clientes, o que cria muitas oportunidades de conversão em curto, médio e longo prazos.

Diante do momento atual, seja qual for a etapa ou objetivo do seu negócio, ter uma presença bem estruturada e mantida na internet, além de investir em estratégias de marketing digital, imagem da empresa e presença digital, são fundamentais para existir.

A agência Zenha Marketing e Moda surgiu com o intuito de ajudar grandes e pequenos negócios a melhorarem seus objetivos. “O termo do momento é Branding, que engloba uma área estratégica no mundo dos negócios. Essas estratégias constroem a personalidade da marca, aproximando-a dos clientes e criando uma relação mais próxima entre as partes. É positivo por gerar um diferencial competitivo, seu público vai se identificar com sua marca e o priorizar nas opções do mercado. Investir em Branding consolida e permite que o preço cobrado por você aumente consideravelmente”, comentou Gustavo Zenha, um dos sócios.

Ele ainda explicou dando um breve exemplo: “as grandes casas de moda do universo fashion não vendem o produto em si, mas a força e o elitismo que as marcas carregam. Um misto de poder e diferenciação ao se vestir que vai além da peça adquirida”.

“A construção dessa imagem demanda pesquisas, estudos e planejamentos. Sendo assim, é interessante buscar a ajuda de profissionais e agências especializadas no ramo, desta forma, a estratégia traçada será muito mais precisa. Investir em Branding Digital neste momento se tornou essencial, a internet ajuda marcas a conquistar clientes além das telas de seus celulares. Isso conta muito na fidelidade do consumidor, já que é através dessas ações que a marca gera identificação com as histórias, momentos e experiências vividas pelas pessoas”, completou Adriano Andrade, sócio da agência.

Cenário do uso das mídias sociais na crise

De acordo com uma análise em suas próprias campanhas, a Obvious.ly percebeu que houve um aumento no consumo de mídias sociais, sobretudo no Instagram e TikTok. Em 7,5 milhões de postagens da empresa, cresceu cerca de 76% o número de curtidas diárias nas últimas duas semanas.

Nas impressões da campanha na rede social, a relação do primeiro trimestre com o quarto trimestre também demonstrou aumento de 22%. Já nos dados de 2.152 influenciadores da rede TikTok, o engajamento aumentou em 27% de fevereiro a março. Isso se deve em grande parte pelo isolamento social, que faz com que as pessoas estejam mais tempo conectadas às mídias.

Além disso, criou-se um grande interesse popular em consumir informações sobre a nova pandemia. Por isso, pequenas e médias empresas têm investido na criação de conteúdos que tiram dúvidas simples e orientam na prevenção. Isso também é uma forma de aproximar o público e torná-lo um fiel consumidor de suas postagens. A criação de conteúdo nas mídias sociais é a melhor forma de fortalecer a imagem de empresas no cenário atual. Esse tipo de ação faz com que empreendimentos agreguem valor, construindo uma boa marca para seus consumidores. Por isso, há estratégias básicas que você pode seguir para alcançar este objetivo.

Veja Também