Quinta-feira, 28 de março de 2024

Startups de recrutamento profissional crescem na pandemia

Investimentos de grandes corporações transformaram área de recursos humanos nos últimos anos

Postado em: 21-08-2021 às 15h00
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Startups de recrutamento profissional crescem na pandemia
Investimentos de grandes corporações transformaram área de recursos humanos nos últimos anos | Foto: Reprodução

Nos últimos anos, uma área que passou por grandes transformações foi a de recursos humanos e com ela as startups voltadas para o recrutamento profissional para corporações e companhias brasileiras. O segmento vem apresentando soluções para diferentes tipos de problemas, promovendo uma evolução na maneira como empresas e colaboradores se relacionam e trazendo gestão, eficiência e qualidade de vida para todos os envolvidos.

Se existe uma área das grandes corporações em transformação nos últimos anos, essa área é a de recursos humanos. Mais do que o tradicional pacote de benefícios, as empresas têm investido na relação com os colaboradores como estratégia para produzir mais e melhor, contratar e reter talentos e disseminar sua cultura interna e externamente.

É o que mostra um relatório produzido pelo centro de inovação Distrito e, divulgado pela Forbes, onde mostra que O Brasil conta, atualmente, com 373 startups voltadas para a área de recursos humanos. Do total, 85,2% surgiram há menos de 10 anos. E o diferencial é que utilizam de tecnologia, as chamadas HR Techs, que ganham espaço ao ajudar as companhias mais tradicionais nessa transição.

Continua após a publicidade

“As HR Techs vêm acelerando as transformações no departamento de empresas, tomando como fim a preparação, o cuidado e a gestão dos times de uma companhia como diferenciais competitivos”, esclarece Tiago Ávila, líder do Distrito Dataminer, braço do Distrito responsável pela elaboração de estudos do universo de startups.

O documento foi batizado de “Distrito HR Tech Report”, e teve a primeira edição, dividida em seis segmentos: Desenvolvimento e Gerenciamento de Talentos, que concentra a maioria delas, ou 42,9%); Recrutamento e Seleção (28,2%); HR Core (25,5%), Office Services (1,9%); HRMS (1,3%); e Offboarding (0,3%).

Nesse contexto, a Intera, que é uma startup de recrutamento digital, registrou crescimento de 708% e quadruplicou a contratação de pessoas no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2020. O resultado positivo foi alcançado mesmo em meio ao surgimento da pandemia da Covid-19. A empresa atuante no mercado desde 2017 oferece soluções especializadas em encontrar, atrair e qualificar os melhores candidatos para o processo seletivo das empresas de tech e da nova economia, e mais que dobrou o número de funcionários.

Para se ter ideia, até julho do ano passado, contava com 35 pessoas no time, atualmente já são 168 colaboradores. Esse crescimento foi expressivo, 380% comparado ao mesmo período de 2020. E a previsão da staturp é de ampliar a quantidade de colaboradores até o término de 2021 para cerca de 215,54%, ante o ano passado.

A cofundadora da Intera, Paula Morais, cita que a “estimativa é aumentar o faturamento em mais 100,14% no segundo semestre em relação ao primeiro”. Antes, ela chegou a ser diretora de Recrutamento na Sanar, startup também em franco crescimento. Aos 27 anos, Paula também tem dois sócios-fundadores que dividem a operação do negócio, Augusto Frazão e Juliano Tebinka, ex-MadeiraMadeira.

Inteligência Artificial

Outra plataforma que tem obtido sucesso é a Gupy, startup de recrutamento digital com uso de inteligência artificial, que captou R$ 40 milhões de investimento feito pela gestora de fundos especializada em tecnologia Oria Capital. Atualmente, a startup conta com 10 milhões de usuários e foi fundada em 2015 pela empreendedora Mariana Dias e outros três co-fundadores e comemora a liderança no mercado de recrutamento com base em Inteligência Artificial no Brasil.

Mesmo na crise, os empresários viram o faturamento da empresa aumentar com a demanda de recrutamento on-line puxada pelo isolamento social. No período, a receita cresceu em 25%, apenas no primeiro trimestre deste ano.

“Neste período, as empresas precisam, mais do que nunca, digitalizar os processos de recrutamento e seleção. Conseguir contratar online e com Inteligência Artificial se provou além da alternativa mais segura para os colaboradores e os candidatos, a forma mais eficiente e precisa, o que tem nos ajudado a expandir os negócios, mesmo nesse cenário”, informou, por nota, Mariana Dias, CEO e fundadora da Gupy.

Veja Também