Startup facilita a negociação e contratação de imóveis

Proporcionando rapidez no atendimento com informações atualizadas no empreendimento como tabela de preço, espelho de vendas e disponibilidade

Postado em: 21-08-2021 às 10h07
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Startup facilita a negociação e contratação de imóveis
Proporcionando rapidez no atendimento com informações atualizadas no empreendimento como tabela de preço, espelho de vendas e disponibilidade | Foto: Reprodução

O termo startup ainda é muito recente e, apesar de conhecido, poucos sabem dizer o que ele realmente significa. Muitos acreditam que uma startup é uma empresa em seu período inicial. Realmente, muitas startups são empresas que estão iniciando. Mas, não é só isso que as define. Basicamente, a definição correta de startup é uma empresa que possui um modelo de negócios repetível e escalável. Elas são inovadoras e, normalmente, usam a tecnologia para o seu funcionamento. Também são compostas por um grupo de pessoas com perfil e mindset empreendedor.

As pessoas buscam cada vez mais a praticidade, desde as coisas mais banais como escolher um filme para assistirem onde e quando quiserem, até descomplicar as famigeradas operações bancárias por meio das fintechs. Ainda assim, a experiência de compra e venda de um imóvel ainda é um desafio enorme por conta das mais diversas burocracias.

Novos aplicativos e tecnologias são utilizados para auxiliar todos os corretores de imóveis para garantir uma boa venda. Os aplicativos auxiliam os corretores de imóveis, trazendo uma plataforma leve e de fácil utilização, permitindo o acesso a informações de qualquer lugar na palma da mão por meio do smartphone, proporcionando rapidez no atendimento com informações atualizadas no empreendimento como tabela de preço, espelho de vendas e disponibilidade.

Continua após a publicidade

Comprar um imóvel no Brasil é um processo burocrático e demorado. O objetivo da startup Facilita é mudar esse quadro. Fundada em 2017, a empresa desenvolveu um aplicativo para o mercado imobiliário que consegue agilizar o trâmite do processo de compra e venda, com funcionalidades como reserva de unidades, envio de propostas e geração do contrato. Junto com a assinatura digital, a facilita lançou recentemente um simulador de pagamento, que calcula valor das parcelas de acordo com a entrada oferecida pelo comprador. Hoje, na maioria das vezes esse processo é feito de forma manual e enviado pelo corretor à incorporadora, que responde com uma aprovação ou não. O sistema busca a aprovação da oferta em tempo real, de acordo com regras pré-estabelecidas pela incorporadora.

Com sede em Goiânia, a startup está presente em 23 estados e vem dobrando seu faturamento nos últimos anos. Kayo César de Sousa Queiroz é estagiário e atua no departamento de sucesso ao cliente, o mesmo explicou que a proposta do aplicativo é de fato, fazer com que o corretor saia da papelada, planilhas intermináveis e passíveis de erro e tenha tudo isso dentro da plataforma online personalizada de acordo com o processo da empresa que ele trabalha.

“Nós personalizamos o CRM (gestão de vendas, relacionamento) de acordo com as especificações do processo do cliente. Ou seja, fica muito claro pra ele, e pro corretor, todas as etapas em que aquela negociação com o cliente passará. Se ele possui pré-atendimento (pessoa responsável por captar e até qualificar aquele lead), ele também consegue integrar ferramentas ao facilita, se ele possui um ERP, integração com algum chatbot de interação com o cliente, se ele deseja assinar digitalmente uma proposta ou contrato (até por conta da pandemia), uma infinidade de possibilidades, ele é muito amplo e plural”, afirmou o estagiário.

O Brasil tem cerca de 350 mil corretores de imóveis, que em geral trabalham como autônomos. A ideia da startup é facilitar a vida desse profissional. Um dos objetivos do app é permitir que o corretor acesse todas as informações necessárias para a venda do imóvel no celular. O aplicativo é gratuito para o corretor. A startup se rentabiliza a partir de contratos com as corretoras, que pagam uma taxa de acordo com a quantidade de empreendimentos cadastrados. Com essas novas funcionalidades, o processo de venda pode levar apenas dois dias.

Hoje, na maioria das vezes esse processo é feito de forma manual e enviado pelo corretor à incorporadora, que responde com uma aprovação ou não. O sistema busca a aprovação da oferta em tempo real, de acordo com regras pré-estabelecidas pela incorporadora.

Veja Também