Social media contribui para posicionar marcas no mercado

Profissionais da área falam sobre a importância do seu trabalho para o mundo dos negócios

Postado em: 28-08-2021 às 12h00
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Social media contribui para posicionar marcas no mercado
Profissionais da área falam sobre a importância do seu trabalho para o mundo dos negócios | Foto: Reprodução

Que a pandemia da Covid19 impactou o mundo dos negócios todos nós já sabemos. Com a circulação do vírus, adicionamos novos moldes para as relações entre consumidor e mercadoria, empregado e trabalho e entre as empresas e seus clientes, que passaram a interagir, exclusivamente, por meios virtuais. Sites e redes sociais se tornaram as principais “vitrines” para divulgação de produtos e serviços e, com isso, o gerenciamento delas passou a ser indispensável.

Esqueça-se dos folhetos com informações de produtos e serviços, os tabloides anunciando as promoções e, até mesmo, os carros de sons “gritando” os preços. Pois, a tendência, que já era ascendente desde a popularização da internet, se tornou o meio mais eficiente para alcançar os clientes, que receosos com o coronavírus, estavam em casa. Segundo a social media e estudante de jornalismo, Stefany Malta (@astefanysocialmedia), a pandemia reforçou a ideia de que se uma empresa não está no meio digital, ela não existe.

“Nesse período pandêmico em que vivemos, as redes sociais foram peças extremamente importantes para as empresas de grande e pequeno porte, pois trouxe novos desafios para esses empresários que ainda não tinham um posicionamento digital e, de uma certa forma, tirou muitas empresas da zona de conforto, visando uma nova oportunidade de crescimento desses negócios. Então, muitos olhares ficaram bem atentos à grande potência que as redes sociais tem. Lembre-se que quem não está no meio digital não existe”, afirma.

Continua após a publicidade

O marketing digital se tornou fundamental para a publicidade das empresas. Pois, ele gera conexões virtuais nas relações entre empresas, consumidores e possíveis clientes que estão impedidos de tê-las presencialmente. Entretanto, segundo Shayanne Godoi (@onlinemktpro e @shaygodoi), que é social media e empresária na área de gerenciamento de redes sociais, isso não se resume a fazer publicações “aleatoriamente”.

“O gerenciamento das redes sociais auxilia na divulgação de um produto e/ou serviço de forma que a gente vai estudar todo o processo, vamos entender quais são as maiores dificuldades e as maiores limitações daquela empresa para traçar estratégias, realmente, funcionais. Então, o gerenciamento serve para entender o público que a empresa possui e, com isso, conseguir atingir exatamente esse potencial cliente sem ficar postando e postando de forma aleatória, pois trabalhamos com estratégias”, disse.

A partir de um processo de análise do público alvo do produto ou serviço, estudo dos objetivos que o empresário deseja alcançar e criação de uma persona da empresa serão produzidos conteúdos que ajudam a posicionar a marca no mercado e fidelizar os consumidores que, satisfeitos com o produto, vão indicar para mais pessoas que se tornaram novos clientes. “Criamos conteúdos estratégicos para cutucar a dor, dar um remédio para essa dor e no final gerar desejo na persona ideal da empresa. Isso dentro do marketing de conteúdo se chama funil de vendas onde o cliente ou público vai escorregar até desenvolver a consciência de compra”, disse Stefany.

Isto mostra a importância de um profissional gerenciador de redes sociais, que também é conhecido como Social Media. “Eles são responsáveis por mediar empresários sobre o que eles devem e o que eles não devem fazer nas redes sociais e instruí-los a usar as mídias sociais estrategicamente para alavancar os seus negócios”, explica Stefany. Ela e a Shayanne afirmam que o mercado está tumultuado desses profissionais, mas que as empresas devem estar atentas à formação deles.

Unânimes, elas concordam que profissionais da comunicação têm maiores habilidades para exercer essas funções. Podem ser jornalistas, publicitários, marketeiros e relações públicas (RP). Este trabalho exige bastante criatividade para os conteúdos e atualização constante de conhecimentos, pois esse mercado muda o tempo todo. Para contratar esses serviços o empresário terá que desembolsar entre 500 a 5 mil reais, o valor irá depender da demanda de trabalho. “Se fará arte, legenda e se precisa de conteúdos para Instagram, Twitter, Facebook e TikTok”, conclui Shayanne.

Veja Também