Alta inflação é preocupante, admite presidente do Banco Central

No acumulado de 12 meses até julho, a taxa atingiu 8,99%.

Postado em: 25-08-2021 às 15h55
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: Alta inflação é preocupante, admite presidente do Banco Central
No acumulado de 12 meses até julho, a taxa atingiu 8,99%. | Foto: Reprodução/EBC

Em evento promovido pela XP nesta terça-feira (24/08), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, admitiu que a inflação alta do país é preocupante. No acumulado de 12 meses até julho, a taxa atingiu 8,99%.

“Se tem uma coisa que é disruptiva para o crescimento e para o investimento de longo prazo é a inflação descontrolada. O Banco Central entende que é muito importante perseguir a meta e entendemos que temos os instrumentos e a capacidade de fazer isso”, disse.

“A gente vê claramente quando vemos dados de tempo real que notícias que passaram essa percepção [de piora fiscal] para o mercado tiveram grande influência no preço. Hoje mesmo presidente da Câmara [Arthur Lira] fez um discurso muito duro em relação à disciplina fiscal e vimos o efeito nos mercados. Então mostra de fato uma sensibilidade ao tema, não é uma opinião do BC”, destacou.

Continua após a publicidade

Ele alertou para o que classificou de “ruídos de curto prazo”, como as incertezas provocadas pela reforma do Imposto de Renda, que pode diminuir a arrecadação, e a proposta de emenda à Constituição (PEC) que parcela os precatórios e introduz gastos fora do teto.

Os efeitos do aumento da inflação não foram impactos significativos nas cadeias produtivas e na oferta, defendeu, mas um efeito de demanda devido ao aumento no consumo de bens e redução de serviços.

Veja Também