Quinta-feira, 28 de março de 2024

Bolsonaro culpa a CLT pelo índice de desemprego, que continua a bater recorde no país

Apesar da melhora no mercado formal de trabalho registrada no último mês, o presidente afirmou que as leis trabalhistas dificultam a geração de empregos

Postado em: 26-08-2021 às 17h16
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Bolsonaro culpa a CLT pelo índice de desemprego, que continua a bater recorde no país
Apesar da melhora no mercado formal de trabalho registrada no último mês, o presidente afirmou que as leis trabalhistas dificultam a geração de empregos. | Foto: Reprodução

Ignorando a melhora no mercado formal de trabalho registrada em julho, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (26/08) pelo Ministério do Trabalho e Previdência, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) associou os índices de desemprego às leis trabalhistas em vigor no Brasil. “Como é que pode gerar emprego com uma CLT tão rígida dessa forma?”, questionou.

“Alguém é patrão aqui? Então você sabe o que é dificuldade, né. E quando se fala em CLT, o pessoal se volta contra, ‘aí, quer acabar com direito’”, disse o presidente em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, também nesta quinta-feira.

A declaração de Bolsonaro ocorreu após um dos presentes dizer que queria apresentar um plano de geração de empregos. No vídeo, ele não dá maiores detalhes sobre o suposto plano ou a entrega do documento.

Continua após a publicidade

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados no final de junho, o número de desempregados totalizou em 14,8 milhões, entre fevereiro e abril. O patamar representaria ainda impacto da pandemia no mercado de trabalho: a taxa ficou em 14,7% no trimestre. O Brasil permanece no nível recorde da série histórica no país, iniciada em 2012.

Os últimos dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, por sua vez, indicaram a abertura de 316.580 vagas de emprego com carteira assinada no país no mês passado. O saldo foi resultado de 1.656 milhão de contratações e 1.339 milhão de desligamentos no mês, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Pandemia

Ao divulgar os dados do Caged nesta quinta-feira, o ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, fez um discurso contrário às medidas adotadas para conter o avanço da pandemia. “O lockdown não funcionou em nenhum lugar do mundo. Não há comprovação científica de que tenha funcionado”, afirmou.

Contrariando a afirmação, há estudos que mostram a eficácia dessa decisão em cidades e países que precisaram reduzir a contaminação da Covid-19, mas Onyx insistiu em defender que as medidas de distanciamento social atrapalharam o desempenho da economia.

“Imagina que número estaríamos falando agora [resultado da abertura de vagas formais] se o Brasil não tivesse praticado o fecha tudo, que governadores e prefeitos promoveram ao longo do ano passado e parte deste ano”, disse. O discurso do ministro está em linha com o do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que insiste em atacar governos estaduais e municipais pelo impacto da pandemia na atividade econômica.

Onyx, por outro lado, não menciona a relação entre o número de mortes e as medidas de distanciamento e isolamento social, e quais teriam sido os efeitos caso essas não tivessem sido adotadas, ou ainda caso tivessem sido apoiadas pelo Governo Federal, mas essa também nunca foi uma preocupação do presidente.

Veja Também