Plataforma que permite empreendedores vender sem ter estoque é lançada

A plataforma de serviços financeiros oferece um portfólio completo de soluções, garantindo uma experiência de compra, venda e pagamentos mais simples.

Postado em: 04-09-2021 às 17h00
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Plataforma que permite empreendedores vender sem ter estoque é lançada
A plataforma de serviços financeiros oferece um portfólio completo de soluções, garantindo uma experiência de compra, venda e pagamentos mais simples. | Fotos: Reprodução

Dropshipping é um modelo de gestão da cadeia logística onde uma loja, física ou online, realiza vendas de produtos sem precisar ter um estoque desses produtos. A empresa funciona como uma revendedora intermediando a operação de venda e terceirizando o processo de estocagem e distribuição com fornecedores. Essa é a estratégia logística utilizada por grande parte dos marketplaces como Mercado Livre, eBay, AliExpress e Amazon. Ao longo dos anos o e-commerce ganhou uma proporção inimaginável, o que pouca gente sabe é que muito se deve ao surgimento do dropshipping. A Afinz, plataforma de serviços financeiros com ampla gama de produtos e serviços que conectam varejistas e consumidores, anuncia o lançamento do Venda+ Empreendedores Digitais, serviço baseado no dropshipping, que permite iniciar um negócio próprio online sem precisar ter estoque

Para ilustrar bem esse modelo dropshipping é importante apresentar empresas que trabalham com esse processo de logística. Abaixo listamos três das principais que atuam dessa forma pelo mundo:

  • Amazon – Em 2019 a empresa anunciou uma receita de US$ 59,7 bilhões.
  • AliExpress – A plataforma foi o e-commerce internacional mais utilizado pelos brasileiros em 2018, atendendo por 23,9% das compras na WEB.
  • eBay – A empresa ultrapassou os US$10 bilhões em faturamento no ano passado.

O Venda+ Empreendedores Digitais foi criado para aqueles que desejam aproveitar oportunidades de trabalhar com e-commerce, mas não querem lidar com a complexidade de estruturar e operar uma loja virtual “do zero”. Resultado de uma joint-venture entre a Afinz e a Venda e Cia, plataforma de e-commerce multicanal de alta tecnologia projetada para atender principalmente pequenos e médios negócios, o Venda+ funciona no modelo conhecido como dropshipping. Nele, o lojista virtual é responsável pela comercialização dos produtos, mas todas as demais etapas – como produção, entrega, faturamento, gestão de estoques e fornecedores, pagamento e outras obrigações – são garantidas pela Afinz e todos os seus parceiros.

Continua após a publicidade

A plataforma é simples e intuitiva: com o auxílio de modelos prontos, os lojistas ficam responsáveis por tarefas como criação e personalização da loja virtual, seleção de produtos. O empreendedor é quem escolhe os produtos que estarão nas suas “prateleiras” – dentre diversas opções, de itens que vão de vestuário, beleza a eletroeletrônicos. Além disso, ele também pode incluir produtos próprios na plataforma, além de definir os preços com auxílio de inteligência artificial, margem de lucro desejada e personalizar a aparência da loja. Daí, pode se concentrar na divulgação do seu espaço virtual. Ainda há opção de integrar a loja com ferramentas como WhatsApp, Instagram e Facebook para impulsionar a exposição e os acessos.

  • 1º Passo: o cliente efetua a compra dentro do seu marketplace;
  • 2º Passo: o e-commerce recebe o pedido e repassa ao fornecedor e parceiro dropshipping;
  • 3° Passo: a empresa responsável pela logística de entrega recebe o pedido do e-commerce e inicia o processo de separação, organização e transporte do produto até o cliente;
  • 4º Passo: o cliente recebe o produto.

Para o presidente do Grupo da Afinz, Claudio Yamaguti, outra vantagem de usar o Venda+ Empreendedores Digitais é o acesso simultâneo a múltiplas opções de produtos. Isso porque caso o empreendedor optasse por uma solução própria, a complexidade de lidar com vários fornecedores seria bem maior. 

“A nossa missão na Afinz é usar a tecnologia para que as pessoas possam ter suas necessidades atendidas de forma simples. E, com ajuda de nossos parceiros integrantes de nossa plataforma aberta, oferecemos todas as condições para que cada empreendedor faça a sua loja do seu próprio jeito”, diz o executivo.

Uma das principais vantagens do dropshipping está ligada aos gastos e ao investimento que o e-commerce precisa fazer. Isso porque o dropshipping oferece uma grande economia ligada ao armazenamento e principalmente no estoque dos produtos que ela vende. A verdade é que com o dropshipping a empresa não precisa adquirir os produtos, pois, a responsabilidade desse estoque e do armazenamento é da empresa parceira. Dessa forma, há uma facilidade maior em investir pouco na compra de produtos e destinar esse dinheiro para outras áreas como publicidade e marketing.

Os serviços financeiros e não-financeiros atendem pessoas jurídicas e físicas, além de micro e pequenos empreendedores, que frequentemente não são servidos adequadamente pelos serviços e produtos bancários tradicionais, sendo alguns até totalmente desbancarizados, ainda que produtivos economicamente. (Especial para O Hoje)

Veja Também