Dia do Cliente traz boas oportunidades de vendas para mês de setembro

Em 2020, a data trouxe bons resultados para o comércio varejista nacional. Expectativa se repete para 2021

Postado em: 18-09-2021 às 14h00
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Dia do Cliente traz boas oportunidades de vendas para mês de setembro
Em 2020, a data trouxe bons resultados para o comércio varejista nacional. Expectativa se repete para 2021 | Foto: Wesley Costa

Criado para celebrar a importância dos consumidores para os diferentes mercados, o Dia do Cliente é comemorado anualmente no Brasil neste dia 15 de setembro. A data tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos como uma oportunidade para comerciantes criarem campanhas atrativas que conquistem novos clientes, ou mesmo para fidelizar os laços com os antigos.

A comemoração é uma criação brasileira e existe desde 2003. Diferente do Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março e com foco na conscientização dos direitos do público, o Dia do Cliente é voltado para estratégias de comercialização, além de auxiliar nas vendas no mês de setembro, considerado comercialmente fraco por estar entre o Dia dos Pais (14 de agosto) e o Dia das Crianças (12 de outubro). Desde 2019, a data ainda ganhou a companhia da Semana do Brasil, ação criada pelo Governo Federal para movimentar o varejo durante a semana da Independência.

Segundo a Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), a data é uma importante ocasião de valorização do consumidor goiano. “Uma economia que tem um consumidor forte e consciente simboliza crescimento não apenas do comércio como também da indústria e do setor de serviços. O consumidor é o motor da economia, por isso enxergamos que a boa experiência ao consumidor deve ser garantida todos os dias do ano, e essa é uma data que reforça ainda mais a importância da satisfação e valorização do consumidor”, afirmou a associação em nota.

Continua após a publicidade

Em 2020, a data trouxe bons resultados para o comércio varejista nacional. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o mês de setembro daquele ano registrou aumento de 0,6% nas vendas quando comparadas ao mês anterior, mesmo com os impactos econômicos trazidos ao mercado pela pandemia de Covid-19. As principais atividades beneficiadas envolviam a venda de livros, jornais, revistas e artigos de papelaria (8,9%); combustíveis e lubrificantes (3,1%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (2,1%); equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (1,1%) e móveis e eletrodomésticos (1,0%).

Nas vendas online, ou e-commerce, o resultado não foi diferente. Segundo pesquisa do instituto Social Miner, nos 15 primeiros dias de setembro de 2020 houve um aumento de 52% no número de compras via internet em relação ao mesmo período do ano anterior. Em todo o país, o faturamento total das lojas online no período foi de R$ 5,3 bilhões.

Os números do ano passado embalam expectativas de comerciantes goianos por bons resultados para 2021, mesmo que o Dia do Cliente ainda não seja tão conhecido pelo público consumidor como outras datas tradicionais. Ainda na pesquisa da Social Miner, 45% dos consumidores revelaram que tem a intenção de ir até as lojas físicas para saber sobre possíveis ofertas. O estudo apontou ainda que 39% querem utilizar seus programas de fidelidade e outros 71% irão atrás de itens de necessidades com melhores preços.

Boas estratégias para o dia

Embora os setores comerciais ainda não possuam a tradição de fazer grandes comemorações ou ações de marketing para a data, estratégias comuns podem ser usadas para atrair a atenção do público e garantir boas vendas, sem deixar a data passar em branco.

Ações especiais de marketing nas redes sociais, como descontos ou sorteios demandam pouco investimento e costumam trazer resultados, aumentando ainda a visibilidade e o engajamento das marcas em meio às redes. Nestes casos, campanhas no Instagram ou Youtube costumam ser as mais comuns.

Outra prática comum é oferecer brindes para os pedidos feitos na data. Podem ser pequenos mimos ou uma amostra grátis de um produto oferecido pela loja ou pelo site. Há ainda as marcas que promovem concursos e enquetes, compartilham depoimentos e fotos de compradores satisfeitos. Ações como essas contribuem para a construção de um maior vínculo afetivo entre consumidores e marcas, além, é claro, de melhores resultados financeiros. Se para os comerciantes o Dia do Cliente é uma oportunidade de se aproximar dos consumidores, para os clientes a data pode representar uma nova opção para comprar com bons preços, além do Dia da Mães, dos Namorados, ou da Black Friday.

Veja Também