Perfil de empresários tem ficado cada vez mais jovem

Nova geração empreendedora traz junto com o vigor típico dos jovens, visões administrativas inovadoras consideradas ousadas

Postado em: 02-10-2021 às 13h00
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Perfil de empresários tem ficado cada vez mais jovem
Nova geração empreendedora traz junto com o vigor típico dos jovens, visões administrativas inovadoras consideradas ousadas | Foto: Reprodução

Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apontam que a média de idade de empreendedores no Brasil é de 44,7 anos. Entretanto, a idade vem caindo e o perfil do empresário brasileiro tem sido cada vez mais jovem. De acordo com um levantamento da consultoria internacional Monitor Global do Empreendedorismo (GEM), os jovens empreendedores no país dobraram de 2009 até 2019, sendo atualmente, dos cerca de 24 milhões de brasileiros com idade entre 18 e 24 anos, 8 milhões já possuem o próprio negócio. O mesmo levantamento aponta ainda que quase metade dos empreendedores brasileiros, representando 49%, têm entre 25 e 44 anos.

Segundo especialistas, novos empresários trazem consigo novas visões de administração, além de ter o ‘vigor típico da juventude’. Um exemplo de jovens empresários são Andreyve Melo, engenheiro civil, e Gabriel Caixeta, administrador de empresas. Ambos tinham 25 anos quando, há seis anos, decidiram fundar a empresa Skyline Inovação e Produções, especializada no desenvolvimento de soluções digitais para empresas do mercado imobiliário. Eles fazem parte da nova geração de empreendedores que começa a trazer novos conceitos de gestão que já são tendência em fortes marcas gigantes como Google, Facebook e LinkedIn.

A Skyline é uma empresa que possui um ambiente descontraído e jovial, mas que não deixa de lado a seriedade e produtividade, sendo uma das principais premissas da gestão, o foco no bem-estar da equipe. Para Gabriel e Andreyve, investir em um ambiente de descompressão com espaço para o colaborador descansar e até se distrair um pouco. Esta é uma estratégia para conseguir mais produtividade por parte dos funcionários.

Continua após a publicidade

Apesar de o espaço gerar alta produtividade, os outros benefícios oferecidos pela empresa vão além. Todos os colaboradores são contratados em regime celetista, com carteira assinada, e ganham por produtividade, sem cobrança de horários fixos.

Mesmo que um local descontraído cause a impressão de falta de compromisso dos funcionários, Gabriel Caixeta afirma que o ambiente e a liberdade nunca comprometeram a cobrança e cumprimento de metas. “Como cada colaborador tem participação financeira nos projetos que são entregues, todos se engajam de verdade. Afinal, eles sabem que quanto melhor a produtividade, melhores serão os seus próprios ganhos financeiros. Já tivemos aqui casos de colaboradores que chegaram a triplicar o valor do seu salário base no fim do mês”, esclarece Gabriel.

Estímulo

De acordo com Andreyve Melo, oferecer aos funcionários um ambiente descontraído é importante para o negócio da Skyline e vai além de proporcionar conforto. “Estudos já comprovaram que ambientes de descompressão na empresa estimulam não apenas o bem-estar dos funcionários, mas a criatividade, reduz significativamente o nível de estresse e fortalece a conexão entre as pessoas, fortalecendo o trabalho em equipe. Todos esses aspectos agregam muito na disposição do colaborador, e consequentemente na produtividade da empresa, que no nosso caso, nunca teve problema em bater metas”, afirma.

Além do bônus por produtividade, a empresa dispõe de recursos para financiar cursos para seus colaboradores e recentemente passou a disponibilizar plano de saúde para os funcionários como forma de estímulo. Segundo os empresários, a manutenção desse ambiente de trabalho leve, de descompressão e altamente produtivo passa pelo acompanhamento de métricas e pelos feedbacks que são feitos individualmente com cada colaborador.

Eles explicam ainda que esses momentos de retorno e devolutiva da equipe é sempre feito num formato de bate-papo e muitas vezes incomoda, sem a típica formalidade encontrada em empresas mais tradicionais. “O objetivo dos feedbacks mensais é, basicamente, avaliar como está o clima da empresa, a sinergia do time, detectar anomalias nos processos e comportamentos, saber como o colaborador está pessoalmente, se ele está vivendo um momento difícil ou não, e se a empresa pode ajudar”, explica Gabriel.

Mudança de Cultura

Os jovens empreendedores reconhecem que a proposta de gestão que adotam em sua empresa pode ser considerada ousada, se comparada com a esmagadora maioria das empresas brasileiras. A Skyline ainda adota uma filosofia empresarial ainda bastante conservadora. Entretanto, eles avaliam que o ambiente proporcionado na empresa será muito em breve uma tendência comum na grande maioria das empresas, pelo menos as que buscam alto nível de produtividade. “Eu vejo que nesse segmento de tecnologia, de inovação, de audiovisual, que é o que atuamos, as empresas geralmente trazem esses ambientes mais descontraídos e eu acredito que isso é sim tendência para outros setores. Grandes empresas fora do Brasil já seguem esse modelo há algum tempo. Então é uma questão de mudança de cultura que começa a ocorrer”, salienta Gabriel.

Veja Também