Sebrae irá realizar Programa de Pré-aceleração para Startups de Goiás

O projeto visa capacitar empreendedores para colocarem ideias de negócios inovadoras no mercado de forma rápida e consistente

Postado em: 02-10-2021 às 14h00
Por: Almeida Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Sebrae irá realizar Programa de Pré-aceleração para Startups de Goiás
O projeto visa capacitar empreendedores para colocarem ideias de negócios inovadoras no mercado de forma rápida e consistente | Foto: Reprodução

O Programa de Pré-aceleração para Startups do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Goiás – Ciclo 2021 irá promover a capacitação de empreendedores para colocarem suas ideias de negócios inovadoras no mercado de forma rápida e consistente.   As inscrições para o projeto estão abertas desde o dia 17 de setembro e vão até o dia 3 de outubro. Entre os inscritos, até 25 startups/projetos inovadores serão selecionados para participar da ação.

 De maneira 100% on-line e 100% gratuita, o objetivo geral do programa é transformar projetos e negócios, que ainda estão em fase inicial de operação, em modelos de negócios inovadores e sustentáveis, utilizando uma metodologia de capacitação imersiva. Com a ajuda de instrutores, mentores e profissionais especializados, empreendedores terão a experiência de vivenciar as diversas fases de desenvolvimento de uma startup.

Ao todo, serão três meses de capacitação, onde serão aplicados conteúdos de mentorias voltadas para a criação e aperfeiçoamento do modelo da startup. Entre as aulas que serão disponibilizadas, se destacam as de modelos de negócio, finanças, captação de recursos, técnicas de validação de problemas e gestão de pessoas. Além das atividades de instrutoria no formato de webinar, estão previstas rodadas de instrutoria/mentoria individuais e coletivas, bem como simulações de eventos de acesso à capital e investimento.

Continua após a publicidade

No evento final, no formato de Demo Day – onde há curtas apresentações de empreendedores – as equipes com melhor desempenho ao longo do programa terão a oportunidade de apresentar suas startups para potenciais investidores do ecossistema de inovação local e nacional. Além disso, as 3 melhores startups do programa serão premiadas no evento.

As atividades serão realizadas prioritariamente em ambiente de educação à distância, com transmissão online via plataformas de fácil acesso O período de realização será de 08 de outubro a 08 de dezembro de 2021.

“O ideal é que seja modelo de negócios nascentes ou que estejam em fase de descoberta…O participante sairá com um ótimo conhecimento sobre os primeiros passos para começar a startup, aprenderá sobre questões muito relevantes que não são trabalhadas na maioria das abordagens das capacitações, bem como a validar uma proposta e um modelo de negócios junto aos clientes para saber se isso de fato resolve um problema de mercado”, comentou o Gerente de Soluções de Sebrae Goiás, Athos Vinicius Valladares Ribeiro.

A participação do SEBRAE/GO se dará propiciando estrutura realização das atividades previstas e para a capacitação e acompanhamento dos empreendedores/startups selecionados na Pré-Aceleração. O cronograma detalhado será apresentado no evento de abertura oficial do Programa.

O que é uma Startup?

Startup basicamente é uma empresa que possui um modelo de negócios escalável, inovador e, normalmente, usam a tecnologia para o seu funcionamento.

Como participar


Para participar, individualmente ou em equipe, não é necessário ser uma startup de tecnologia, basta ter uma startup ou projeto com modelo de negócio inovador em desenvolvimento, que se enquadre nas fases de validação ou operação, que são: Curiosidade (não existe ideia nem negócio formatado, mas uma vontade de entender o mercado e pensar em ter uma startup); Ideação ( o empreendedor/equipe já possuem uma ideia com potencial inovador, buscando transformá-la em um modelo de negócio escalável, explorando uma oportunidade, nichos e soluções antes de investir e começar a operar); Operação ( onde o empreendedor/equipe já tem um produto); e Tração ( último momento de uma startup antes de virar uma empresa consolidada)

O processo seletivo será dividido em duas fases. Na primeira etapa, todas as startups/projetos cadastradas passarão por uma avaliação inicial do realizador feita pelo Sebrae Goiás, onde serão selecionadas até 40 startups/projetos para participar das entrevistas por videoconferência com a banca avaliadora do programa. Depois, os selecionados passarão por entrevistas online, por videoconferência, no formato de bate-papo com até 15 minutos de duração e serão julgados critérios de grau de validação da tecnologia/solução, potencial inovador e volume de vendas/clientes. As inscrições devem ser feitas no site: vitrine.sebraego.com.br/inovacao/

Veja Também