Saúde mental e empresas: tentando driblar a pandemia

Empresas que oferecem serviços diretamente ligados a autoestima vêm ganhando mais destaque, após um ano e meio da Covid-19

Postado em: 16-10-2021 às 12h00
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Saúde mental e empresas: tentando driblar a pandemia
Empresas que oferecem serviços diretamente ligados a autoestima vêm ganhando mais destaque, após um ano e meio da Covid-19 | Foto: Reprodução

No contexto em que se vive hoje, as pessoas ainda estão tentando entender como lidar com as situações impostas. Essa mudança drástica no cotidiano resultou em um aumento de 90% nos casos de depressão, segundo estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UEFJ). Outra pesquisa, encabeçada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), demonstrou que, entre maio, junho e julho do ano passado, 80% da população brasileira ficou ansiosa. Mas a questão é, o que fazer para driblar essa insegurança e solidão dos novos tempos? Cuidar da mente e do corpo pode ser um bom caminho.

Embora as origens da depressão estejam ligadas a vários fatores, é certo que a baixa autoestima pode ser um início. O cirurgião plástico Fernando de Nápole diz que o fluxo de pacientes em seu consultório aumentou desde o ano de 2020. Isso decorre exatamente dessa necessidade de se sentir melhor, o que ajuda a enfrentar a vida com mais bom humor, mais leveza e mais confiança. “Com mais tempo consigo mesmo, os brasileiros decidiram investir no bem mais precioso que temos, nossa mente e nosso corpo”. O médico ainda fala que é recorrente essa conversa após o procedimento estético, de como tudo parece melhor quando se tem uma boa autoestima.

O primeiro passo para levantar a sua autoestima é se conhecer e aprender a cuidar de si mesmo. A autoestima está intimamente ligada à autodescoberta, ou seja, entender a forma que você se enxerga e como se sente sobre isso. O autocuidado está em todas as ações que você toma a procura da felicidade, qualidade de vida e realização pessoal e profissional. O cirurgião recomenda que você tire um tempo para cuidar de si, para relaxar e investir em momentos de qualidade e em atividades que te satisfaçam. “É nítido como o bem-estar se faz importante, então preste atenção em algumas ações diárias que podem lhe ajudar nessa jornada”.

Continua após a publicidade

Relaxe e aproveite o momento

Para começar o processo de autoconhecimento e autocuidado, que tal dar uma passada na The Clinic localizada no Setor Sul em Goiânia? Lá, você desfruta de uma verdadeira experiência no universo estético que o espaço oferece. Com procedimentos que vão de botox, limpeza de pele à massagem relaxante, a clínica conta com profissionais capacitados e interessados. O biomédico especializado em estética, Dieick de Sá e o seu sócio, o psicólogo Stênio Marques, proprietários do espaço, dizem que por meio do cuidado com a saúde e beleza, eles pretendem aumentar a autoestima dos seus pacientes.

Outra opção para quem está em busca de momentos relaxantes e descontraídos, é navegar pelo vasto mundo do humor na internet. Durante a pandemia várias personalidades ganharam destaque nas redes sociais que entretém e diverte quem está do outro lado das telas. O Johnathan Coelho e o Thiago Pessin, mais conhecido como Tubão, são provas disso. Eles admitem que publicar vídeos de humor foi uma forma deles lidarem com suas próprias questões, mas que o mais importante é saber que ajudam pessoas que passam por momentos difíceis nessa pandemia a rirem para a vida.

Reformar um ambiente também é uma forma de poder revigorar o humor. Mudar um cantinho, dar um toque de cor, reinventar a decoração ou adquirir equipamentos que podem agregar aos momentos relaxantes são algumas opções. Marlene Vieira de Paula, proprietária de duas unidades da Riolax, loja especialista em ofurô, diz que tem escutado relatos de clientes satisfeitos com a sua escolha. “O principal motivo da satisfação dos meus clientes é justamente o fato de depois de terem adquirido o ofurô, ou uma hidromassagem, conseguem contemplar mais momentos consigo mesmos. Principalmente em dias estressantes, isso faz toda diferença no final do dia”.

Por fim, viajar tem sido outra escolha com a flexibilização das regras sobre a pandemia e da vacinação em alta. O agente de viagens Santiago Vieira informou que muitas pessoas têm voltado a procurar pacotes de viagens, que são feitas dentro de todos protocolos de proteção à saúde. “Como sabemos as companhias aéreas, os hotéis e demais estabelecimentos estão trabalhando duro para voltar a faturar e, dessa forma, seguindo com rigor os protocolos para evitar a disseminação de vírus como o Covid-19”, informou ele.

Veja Também