Plataforma impulsionará exportações de pequenos negócios brasileiros

O serviço visa viabilizar a internacionalização de micro, pequenas e médias empresas

Postado em: 23-10-2021 às 11h39
Por: Almeida Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Plataforma impulsionará exportações de pequenos negócios brasileiros
O serviço visa viabilizar a internacionalização de micro, pequenas e médias empresas | Foto: Reprodução

Um novo serviço digital, que foi apresentado nesta semana pelo Governo Federal, irá proporcionar que micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) brasileiras possam realizar um autodiagnóstico de maturidade exportadora e receber também, automaticamente, um plano de ações para que a empresa possa se internacionalizar. A ferramenta é baseada na metodologia do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), coordenado pelo Ministério da Economia, e teve a digitalização financiada graças à parceria com o governo do Reino Unido.

O serviço será 100% digital, automatizado e gratuito. Segundo o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz, informou que essa ferramenta, quando estiver finalizada, permitirá a qualquer empresa brasileira, de qualquer setor, porte ou região do país, possa analisar em qual estágio de maturidade para exportar se enquadra e de quais as ações que deverão ser tomadas para a internacionalização possa ser atingida pela empresa.

Em desenvolvimento com apoio do governo britânico, o Plano Nacional da Cultura Exportadora digital e automatizado é o primeiro serviço de uma nova plataforma, com o objetivo de permitir que essas empresas brasileiras possam diagnosticar e aderir serviços relacionado à exportação. Ações que devem ser efetuadas tanto na fase de pré-fechamento do contrato quanto no pós-fechamento, de maneira a acompanhar desde a capacitação empresarial e inteligência de mercado até financiamento e logística.

Continua após a publicidade

De acordo com o embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson, a plataforma que está sendo desenvolvida é algo inédito entre os países latino-americanos.

“A plataforma que estamos desenvolvendo é pioneira na América Latina. Ela permitirá aos pequenos negócios do Brasil acessarem serviços diferentes em uma única plataforma e viabilizarem suas exportações em um só lugar. Hoje, no mundo, somente Singapura tem uma solução digital similar”, disse Peter.

A metodologia utilizada para a realização do autodiagnóstico de maturidade exportadora e do plano de ações para internacionalização do PNCE foi desenvolvida em parceria, no ano de 2017, entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a União Industrial Argentina (UIA) e o FUNDECYT-PCTEX, da Espanha. Denominada Rota Global, a metodologia esteve entre os finalistas da premiação da Câmara de Comércio Internacional (ICC) e transferida ao Ministério da Economia em 2018.

O superintendente de Desenvolvimento Industrial da CNI, Renato da Fonseca destaca que a metodologia foi elaborada de forma com que facilitasse a internacionalização das empresas.

“Desenvolvemos uma metodologia flexível, que atendesse às necessidades das diversas instituições públicas e privadas de apoio ao setor privado, de modo que o plano de internacionalização que a empresa recebe seja o mais completo possível, indicando os principais serviços disponíveis no Brasil para apoiar o pequeno negócio que queira exportar”, informou Fonsceca

O plano de ações digital e automatizado será apresentado a um conjunto de instituições apoiadoras da ideia da internacionalização de empresas brasileiras, incluindo órgãos de governos locais, federações de indústrias, unidades do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e demais associações comerciais.

“Essa é a ‘Agenda 2.0’ da facilitação de comércio no Brasil. Estamos fazendo uma entrega que vai além dos compromissos que o país assumiu na Organização Mundial do Comércio, porque acreditamos que a digitalização do comércio exterior é o caminho mais rápido para inserirmos os pequenos negócios no comércio internacional”, concluiu Lucas Ferraz, secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia.

Lançamento em 2022

Denominado Global Trade Hub, a plataforma digital de serviços de comércio exterior, parceria entre o Ministério da Economia e o Reino Unido, tem o lançamento previsto para o primeiro semestre de 2022.

“A partir de 2022, as empresas brasileiras terão acesso a uma solução digital inclusiva de classe mundial, baseada nas melhores práticas internacionais. O Global Trade Hub foi desenhado para permitir uma jornada de exportação completa e totalmente digital, reduzindo custos de transação e tempo”, pontua Mônica Souza, líder de MPMEs da Palladium, consultoria internacional contratada para desenvolver a plataforma.

A plataforma é uma das entregas do Programa de Facilitação de Comércio Brasil-Reino Unido, iniciado em 2019 e implementado em parceria com o Ministério da Economia, o Ministério das Relações Exteriores, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Sebrae, a CNI e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Veja Também