Quinta-feira, 28 de março de 2024

Auxílio Brasil: saiba quais famílias serão beneficiadas e como se inscrever

Entenda quem serão os beneficiados pelo programa e como se inscrever.

Postado em: 16-11-2021 às 08h42
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Auxílio Brasil: saiba quais famílias serão beneficiadas e como se inscrever
Entenda quem serão os beneficiados pelo programa e como se inscrever | Foto: Reprodução

O Auxílio Brasil, novo programa de transferência de renda do Governo Federal, está previsto para iniciar suas operações na próxima quarta-feira (17/11). O benefício é considerado substituto dos extintos Bolsa Família e Auxílio Emergencial, mas ainda é marcado por incertezas sobre quem será contemplado e suas formas de subsídio.

Nas últimas semanas, milhares de brasileiros formaram filas em postos do Cadastro Único (CadÚnico), em busca de informações sobre o pagamento do novo programa.

Entenda aqui quem serão os beneficiados pelo programa e como se inscrever.

Continua após a publicidade

Segundo o Ministério da Cidadania, o Auxílio Brasil vai contemplar automaticamente as 14,6 milhões de famílias já cadastradas no antigo Bolsa Família e, mais à frente, outras 2,6 milhões.

Os brasileiros que se enquadrarem nas regras poderão vir a receber o Auxílio Brasil, sem necessidade de recadastramento. Mas a concessão do benefício não será imediata, e dependerá de avaliação do Governo.

O Governo vai selecionar mensalmente outros recebedores, por meio do Cadastro Único, porém não informou se vai abrir novas inscrições para atingir os não cadastrados.

Quem já estiver no Cadastro Único há mais de dois anos, mas ainda sem receber o Bolsa, precisa atualizar o cadastro. A atualização também será necessária nos casos de mudança de endereço, renda ou outras informações sobre a família.

Além disso, as famílias com dados inconsistentes no Cadastro Único poderão ser impedidas de ingressar no programa até que sejam sanadas as inconsistências identificadas.

Embora o Auxílio Brasil venha a cobrir os contemplados pelo Bolsa Família, cerca de 22 milhões de brasileiros que recebiam o Auxílio Emergencial não serão inclusos no novo benefício.

Veja Também