Quinta-feira, 28 de março de 2024

PIB: economia brasileira recua 0,1% no terceiro trimestre de 2021 e país entra em recessão técnica

O principal impacto no resultado veio da queda de 8% na agropecuária.

Postado em: 02-12-2021 às 10h04
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: PIB: economia brasileira recua 0,1% no terceiro trimestre de 2021 e país entra em recessão técnica
O principal impacto no resultado veio da queda de 8% na agropecuária. | Foto: Reprodução/Internet

De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (2/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia brasileira recuou 0,1% no terceiro trimestre de 2021. Isso significa que a soma de todas as riquezas produzidas no país, o Produto Interno Bruto (PIB), teve um resultado negativo em decorrência da piora na atividade econômica. 

Avaliando a última pesquisa divulgada, esse é o segundo dado negativo consecutivo. Tudo isso é um resultado da escalada da inflação, que acumula alta de 10,73% em 12 meses encerrados na primeira metade de novembro. 

O IBGE ressaltou que o principal impacto no resultado veio da queda de 8% na agropecuária e também pelo recuo de 9,8% nas exportações de bens e serviços. Já o ramo da indústria, ficou estável. 

Continua após a publicidade

Para explicar a queda perceptível da agropecuária, a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, explicou por meio de nota que o resultado negativo do trimestre resulta no encerramento da safra de soja que também acabou impactando as exportações.

Veja Também