Cooperativas de catadores de material reciclável recebem curso de capacitação

Objetivo é levar o curso, que tem foco no empreendedorismo, para todas as cooperativas de Goiânia e às demais no Estado

Postado em: 11-12-2021 às 16h00
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Cooperativas de catadores de material reciclável recebem curso de capacitação
Objetivo é levar o curso, que tem foco no empreendedorismo, para todas as cooperativas de Goiânia e às demais no Estado | Foto: Redação

O presidente de uma entidade que atua na representação, defesa e desenvolvimento do cooperativismo no âmbito do Estado de Goiás, Luís Alberto Pereira, fez a entrega dos certificados aos 23 cooperados que participaram do 1º Curso Recicla e Coopera, realizado entre 24 de setembro e 10 de outubro. Esse foi o primeiro de uma série de outros cursos e visitas técnicas direcionados aos cooperados e dirigentes do segmento, visando à profissionalização da gestão das cooperativas para que possam agregar maior valor aos produtos reciclados e, ao mesmo tempo, melhorar as condições ambientais e de renda das comunidades onde atuam.

O objetivo é levar esse projeto a todas as cooperativas da capital goiana e às demais no interior do Estado. “É um trabalho que está sendo iniciado. Já realizamos esse curso em duas cooperativas, mas vamos levá-lo a outras cooperativas em conjunto com outros parceiros, que também têm, cada um dentro de sua perspectiva, ações voltadas para a atividade de reciclagem de resíduos sólidos”, afirma o presidente da entidade.

Além de ajudar no meio ambiente, a reciclagem de resíduos sólidos pode gerar uma grande economia para o Estado, como aconteceu em Mato Grosso do Sul. Cerca de 17 mil toneladas de embalagens em geral retornaram para o ciclo produtivo, gerando uma economia de R$ 7 milhões em ações de coleta seletiva aos municípios do Estado matogrossense.

Continua após a publicidade

Esses novos cursos animaram empresas e pessoas que trabalham com a coleta de materiais recicláveis. Uma pequena empresa voltada para a área de reciclagem localizada em Goiânia está animada e vê essa iniciativa com bons olhos. “É uma iniciativa muito boa e muito importante, pois a OCB/GO tem noção de que, oferecendo cursos como esses, poderemos ter melhores funcionários no mercado e teremos empresas mais preparadas para atender aos nossos clientes. E eu acredito que o curso seja necessário para todas as idades, seja para uma pessoa que está entrando agora na área quanto para uma que já está no ramo há algum tempo. É um crescimento profissional. Então, vejo com bons olhos”, comenta o dono.

Nair Rodrigues Vieira lembra que a Cooprec, desde o seu início, há 24 anos, é filiada à OCB/GO. “Fomos a primeira cooperativa de reciclagem de Goiânia e, nesse modelo, também a primeira do Brasil, ou seja, uma cooperativa que começou com um projeto de educação ambiental e que já transformava os resíduos obtidos pela coleta seletiva em produtos industrializados (telhas, pellets de plástico e mangueiras), numa parceria com a universidade, a OCB/GO e a Prefeitura.”

A diretora administrativa da cooperativa avaliou que o curso é de grande utilidade, pois ao mesmo tempo que capacita os gestores, ajuda a ampliar os horizontes dos cooperados, levando a eles informações sobre cooperativismo e empreendedorismo. “Acho que todas as cooperativas poderiam abraçar esse projeto para poder formar líderes”.

Amilton dos Santos, diretor comercial da cooperativa, avalia que o curso foi importante para os cooperados e espera que outras cooperativas tenham a mesma oportunidade que a dele. “Eu, pessoalmente, consegui tirar muitas dúvidas sobre o cooperativismo, aprendi muito e espero aprender mais ainda. E se forem oferecidos novos cursos, vou participar novamente”, afirmou.

O curso abordou muitos conteúdos sobre Cooperativismo Básico, destacando a legislação geral do cooperativismo (Lei 5.764/71); a legislação do ramo para cooperativas do ramo trabalhistico (Lei 12.690/12), processo de constituição de cooperativas e aspectos da legislação sobre coleta seletiva, responsabilidade compartilhada e logística reversa.

Confira alguns dos conteúdos abordados no curso:

Cooperativismo Básico:

– Legislação geral do cooperativismo (lei 5.764/71);

– Legislação específica para as cooperativas do ramo trabalho (12.690/12);

– Conceitos sobre cooperativismo e cooperativas;

– Processo de constituição de cooperativas;

– Formas de admissão e saída dos cooperados;

– Composição do quadro social da cooperativa;

– Quantidade mínima de cooperados;

– Passo a passo para realização de assembleias gerais;

– Composição e atribuições dos conselhos de administração e conselho fiscal;

– Noções de gestão na cooperativa;

– Atribuições do Sistema OCB-GO.

Legislação ambiental: 

– Aspectos da Lei 12.305/10;

– Regulação da política nacional de resíduos sólidos (PNRS);

– Coleta Seletiva;

– Responsabilidade Compartilhada;

– Logística reversa.

Veja Também