“Presente de Natal”: Caiado e Bolsonaro assinam ingresso do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal

Com o RRF o Estado poderá reestruturar as dívidas públicas com condições melhores de taxas de juros e prazos

Postado em: 24-12-2021 às 15h25
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: “Presente de Natal”: Caiado e Bolsonaro assinam ingresso do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal
Com o RRF o Estado poderá reestruturar as dívidas públicas com condições melhores de taxas de juros e prazos | Foto: Reprodução

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), se encontrou, na manhã desta sexta-feira (24/05), véspera de Natal, com o presidente Jair Bolsonaro (PL), no Palácio da Alvorada, para assinarem a promulgação do Estado no Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Após a cerimônia, o governador comemorou a adesão nas redes sociais, confira:

Com o RRF o Estado poderá reestruturar as dívidas públicas com condições melhores de taxas de juros e prazos. Desde 2010, as contas públicas de Goiás estão superiores às receitas e, atualmente, a dívida está acumulada em R $22,986 bilhões, que consome anualmente R $2,5 bilhões para pagamento de juros.

Continua após a publicidade

Segundo Caiado, o pagamento da dívida será suspenso por 18 meses a partir de 1º de janeiro de 2022. Então, o Estado terá cerca de R $445 milhões disponíveis para realizar concursos públicos, descongelar salários de servidores e autorizar a concessão de progressão funcional.

Com isso, a dívida será parcelada em 30 anos com o pagamento de R $738 milhões em 2023, R $1.030 milhões em 2024 e, a partir de 2025, o valor aumentará gradativamente até R $2 bilhões, que será alcançado em 2027. O governador e o presidente comemoraram a ação.

“Essa luta durou 3 anos, desde que assumi o governo, com a parceria de deputados federais, senadores e também membros dos demais poderes para chegarmos a esse entendimento. Goiás não quitava seus compromissos há mais de meses e eram dívidas que acumulavam mais de R $6 bilhões”, disse Caiado.

“Isso vai dar previsibilidade ao Estado. O governo trabalhou de forma bastante objetiva nessa questão. Eu elogio o governador por essa iniciativa e o Estado passa, além de ter previsibilidade, passa a ter mais meios para melhor atender o interesse da população como um todo”, finaliza Bolsonaro.

Veja Também