Prepare-se: guia definitivo para um ótimo currículo e postura nas entrevistas de trabalho

Um bem feito, mesmo que sem comprovação de muita experiência na sua área de atuação, pode ajudar nas seleções para um emprego

Postado em: 01-01-2022 às 12h00
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Prepare-se: guia definitivo para um ótimo currículo e postura nas entrevistas de trabalho
Um bem feito, mesmo que sem comprovação de muita experiência na sua área de atuação, pode ajudar nas seleções para um emprego | Foto: Reprodução

Ano novo, vida nova. Isso é o que dizem sempre que um novo ciclo de 12 meses chega ao fim. Dentro disso, muitas pessoas buscam recolocação profissional e, ainda mais na atual fase em que vivemos, rumo ao fim de uma pandemia que criou diversas crises, dentre elas a do desemprego no Brasil, a procura por empregos deve crescer ainda mais. De acordo com números recentes, de novembro, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que a taxa de desemprego atingiu 12,6% no terceiro trimestre deste ano.

Isso significou queda de 1,6 ponto percentual na comparação com o segundo trimestre de 2021 e o número de pessoas em busca de emprego no país recuou 9,3%, chegando a 13,5 milhões. Os ocupados tiveram um crescimento de 4%, alcançando 93 milhões de pessoas. Os dados da Setor responsável pelas contratações o que deve aumentar ainda mais no decorrer dos próximos meses.

Para isso, é bom se preparar. Montar um bom currículo e se apresentar de uma forma adequada em entrevistas de emprego podem te garantir uma vaga de emprego em um lugar desejado ou que, pelo menos, te ajude a pagar as contas. Quem explica isso é a gerente de Recursos Humanos, Kelly Baker, que reforça pontos fundamentais na hora de montar um currículo.

Continua após a publicidade

“O óbvio precisa ser dito, então, o mais importante, sem dúvidas, é não ter erros de português no currículo. Outra coisa que você precisa saber é que fazê-los não é uma tarefa rápida e, embora exija tempo, não é algo misterioso. Esse documento deve ser um reflexo de quem você é como profissional e deve mostrar de forma resumida o que você fez, o que aprendeu, e o que sabe fazer”, afirma a profissional.

Conforme deu seguimento sobre montar um currículo, Kelly disse que, no papel, que serve para colocar seu pé na porta e garantir uma entrevista, é preciso haver uma estrutura quese divide em 7 seções que aparecem nessa ordem: Cabeçalho com nome, endereço e contatos pessoais, que ficam no cabeçalho; objetivo; Formação; Experiência; Outras atividades; Habilidades; Idiomas e Referências. “Este é o mais indicado, principalmente para quem não tem pouco ou nenhuma experiência. Apesar disso, caso a pessoa tenha bastante experiência e não se atualizou profissionalmente na área da formação, a experiência pode sim vir na frente da formação”, pontuou.

A profissional reforça, também que, para os jovens que estão no começo da carreira se veem em um dilema na hora de fazer o currículo como “o que colocar no campo ‘experiência profissional’ se nunca trabalhei, ou só fiz um estágio”, que fiquem tranquilos e, claro, procurem empregos que, preferencialmente não exigem experiência. “Sabemos que hoje em dia é difícil, mas mesmo se for um emprego que pede experiência e você quer aprender muito sobre aquilo e sabe que conseguirá se sair bem, também é uma boa estratégia se apresentar pessoalmente ou, no e-mail, explicar o porquê você merece aquela vaga”, disse.

Para finalizar sobre esse documento, Kelly lembra que um bom currículo exige uma formatação simples e uma edição impecável. “Já falei dos erros de português, são inaceitáveis, agora precisamos lembrar que o currículo não é lugar de enfeitar, colocar fontes de letras diferentes, ou margens, ou cores, não. É o básico: letras simples e em preto. Claro que há casos e casos como, por exemplo, em áreas de design, programação, ou outras áreas onde a criatividade é o foco, a pessoa pode fazer algo diferente. Já vi currículos em forma de vídeo, de revista e até em forma de joguinho, mas pra começar o básico é regra”, conclui reforçando que, caso for enviado por e-mail, o ideal é que seja salvo em formato PDF para impedir edições.

Entrevistas

O currículo deu certo e você foi chamado para uma entrevista? Então a gerente de recursos humanos diz que, como este é um dos momentos mais decisivos da vida profissional de um profissional, existem formas de se preparar perfeitamente para isso. “A primeira coisa é analisar você mesmo. Procure entender quais são as suas melhores qualidades e o que você pode oferecer de melhor para a empresa. Tente realmente compreender esses aspectos para mostrar para o entrevistador que você é a pessoa certa para o cargo”, continua Kelly.

Segundo a profissional, algumas características que os profissionais mais gostam e devem, claro, fazer parte do repertório e identidade de um profissional são: pro atividade, dedicação, responsabilidade, honestidade, motivação e organização. “Tenho certeza que, se o profissional realmente tiver essas qualidades, e souber repassa-las em uma entrevista, a garantia da contratação é quase de 100%”.

Por fim, Kelly lembra mais coisas importantes neste momento: “Uma roupa casual ou formal sempre é bem vinda na maioria das empresas, então quanto melhor você puder se vestir, mais vai parecer que seu interesse na vaga é grande. Tente também ser sucinto nas respostas e mostrar respeito, que é algo que todos nós precisamos ter um com o outro sempre, no fim das contas”, finaliza ela.

Veja Também