Estudo aponta que PIB brasileiro seguirá em 11º em 2022 e voltará ao top 10 somente na próxima década

Os economistas britânicos destacaram que a economia brasileira passa por um período de dificuldades.

Postado em: 28-12-2021 às 10h27
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Estudo aponta que PIB brasileiro seguirá em 11º em 2022 e voltará ao top 10 somente na próxima década
Os economistas britânicos destacaram que a economia brasileira passa por um período de dificuldades. | Foto: Reprodução/Internet

O relatório anual publicado pelo britânico Centro de Pesquisa para Economia e Negócios (CEBR, na sigla em inglês) foi divulgado no último domingo (26/12), e aponta que o Brasil seguirá como 11ª maior economia do mundo em 2022. O estudo prevê que o país só deve voltar ao grupo das 10 maiores economias somente na próxima década.

Os economistas britânicos destacaram que a economia brasileira passa por um período de dificuldades, com diversos problemas que prejudicam o crescimento. Entre as dificuldades, eles destacam especialmente a inflação. Com a expectativa de alta dos preços de 10% em 2021, o Centro de Pesquisa para Economia e Negócios destaca que esta é a terceira maior inflação do G20, atrás apenas da Argentina e Turquia, de acordo com informações da CNN Brasil. 

Reviravolta 

Continua após a publicidade

Os pesquisadores analisaram que a China pode chegar à posição de maior potência econômica global em 2030, mas o acontecimento irá demorar por conta do alto crescimento econômico dos Estados Unidos.

O que é o PIB? 

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano. Todos os países calculam o seu PIB nas suas respectivas moedas. O PIB do Brasil em 2020, por exemplo, foi de R$ 7,5 trilhões. No último trimestre divulgado (3º trimestre de 2021), o valor foi de R$ 2 215,2 bilhões.

*Com informações da CNN Brasil.

Veja Também