2022 terá maiores oportunidades de trabalho, mas taxa de desemprego permanece; entenda

Mais pessoas estarão empregadas, no entanto muita gente vai estar procurando emprego e recolocação no mercado de trabalho.

Postado em: 04-01-2022 às 10h57
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: 2022 terá maiores oportunidades de trabalho, mas taxa de desemprego permanece; entenda
Mais pessoas estarão empregadas, no entanto muita gente vai estar procurando emprego e recolocação no mercado de trabalho. | Foto: Reprodução

A abertura de vagas de emprego vai manter em 2022 a tendência de recuperação registrada em 2021, tanto na carteira assinada como no trabalho informal. Mas esse incremento de trabalhadores ocupados não deve reduzir muito a taxa de desemprego, que vai seguir ao redor dos 13%, como preveem economistas.

Com a normalização das atividades na economia, em especial no comércio e no setor de serviços, haverá aumento das vagas de emprego. No entanto, a taxa de desemprego não vai recuar porque muitas pessoas que estavam ‘paradas’ por conta da crise agora buscam oportunidades, ou mesmo uma recolocação no mercado.

O mercado de trabalho deve melhorar. É a última variável econômica que entra na crise, e a última que sai. Mas será uma melhora pequena”, afirmou o economista Joelson Sampanio.

Continua após a publicidade

Dessa forma, essas pessoas passarão a contar nas estatísticas. Ou seja, mais gente estará empregada, mas ao mesmo tempo mais gente estará procurando emprego.

Com mais pessoas trabalhando, a quantidade total de renda paga aos trabalhadores no país, a chamada massa salarial, vai aumentar. Mas a renda média real, ou seja, aquilo que cada empregado recebe em média, deve seguir estável ou até recuar, por causa da inflação, que seguirá elevada em 2022.

Veja Também