Agronegócio deve impulsionar PIB em 2022; previsão de crescimento é de 5%

O setor agropecuário é responsável por 10% de todos os empregos brasileiros, segundo os dados mais atualizados do IBGE

Postado em: 04-01-2022 às 11h34
Por: Alexandre Paes
O setor agropecuário é responsável por 10% de todos os empregos brasileiros, segundo os dados mais atualizados do IBGE | Foto: Reprodução/Internet

A agropecuária brasileira deve ser a principal engrenagem da economia do país em 2022. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), coordenado pela professora Silvia Matos, projeta que o agronegócio do Brasil deve crescer 5% até o final deste ano.

A boa expectativa para o segmento está atrelada à melhora do cenário hídrico em comparação ao ano passado, quando o Brasil teve a pior crise hídrica e energética dos últimos 91 anos.

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os reservatórios do subsistema Sudeste e Centro-Oeste, que representam 70% de toda a geração de energia do país, registraram apenas 16% de sua capacidade em setembro, auge da seca. Para o pleno funcionamento, o ONS aponta que é necessário um volume aproximado de 80%.

Continua após a publicidade

“Esse ano a perspectiva é que a questão hídrica aqui no Brasil não atrapalhe tanto como aconteceu em 2021. O setor infelizmente sofreu muito naquele período com a escassez de chuva. Mas agora o cenário é positivo e precisamos enfatizar que, quando esse setor cresce, ele beneficia muitos outros de forma direta e indireta, como o transporte que desloca os produtos dentro do país”, disse a economista da FGV Silvia Matos.

Apesar da boa recuperação da agropecuária, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve crescer menos de 1% em 2022. Setores relevantes para a economia do país, como indústria e construção civil devem registrar resultado modesto neste ano, segundo a pesquisa da FGV.

Um levantamento da Safras & Mercado, consultoria especializada em agronegócio, aponta que o setor agropecuário é responsável por 20% do PIB. E de acordo com dados mais atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor agropecuário é responsável por 10% de todos os empregos brasileiros, com destaque para região central do país.

Já o setor de serviços, outro segmento com destaque para 2022, representa aproximadamente 70% das vagas no país. Essa atividade tem previsão de crescimento aproximado de 1,4% até o final deste ano, e também terá papel importante no resultado positivo do PIB.

Veja Também