Consulta Sistema Valores a Receber: os cuidados para não ser vítima de falsos sites

Para a consulta, é necessário apenas o CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de criação da empresa

Postado em: 16-02-2022 às 13h05
Por: Iara Godoi
Imagem Ilustrando a Notícia: Consulta Sistema Valores a Receber: os cuidados para não ser vítima de falsos sites
Para a consulta, é necessário apenas o CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de criação da empresa | Foto: Reprodução

A consulta de recursos parados em instituições financeiras, criado pelo Banco Central, tem se mostrado um aliado de pessoas físicas e jurídicas que não sabiam do “dinheiro esquecido” disponível em alguma conta bancária que não era mais movimentada. Porém, criminosos se aproveitam do sistema e criam falsos sites de consulta para roubar dados pessoais de vítimas na internet.

O único site disponível para a consulta dos valores esquecidos é o site valoresareceber.bcb.gov.br, site oficial do sistema do Banco Central. É importante ressaltar que para a consulta, é necessário apenas o CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de criação da empresa.

Para evitar golpes, é importante se atentar à links suspeitos e mensagens que prometem maior facilidade de retirada dos valores, o que não está disponível ainda. Caso existam valores disponíveis para a retirada, é preciso se cadastrar no site https://sso.acesso.gov.br ou no aplicativo gov.br. O Banco Central não encaminha links ou entra em contato para comunicar sobre valores a receber, nem confirmar dados por WhatsApp, Telegram ou outras redes sociais.

Veja Também