Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Consumidor volta atenção para lar e aquece setor de decoração, plantas e flores

Dados apontam para mudanças de hábitos e maior atenção para o lar durante a pandemia

Postado em: 12-03-2022 às 15h00
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Consumidor volta atenção para lar e aquece setor de decoração, plantas e flores
Dados apontam para mudanças de hábitos e maior atenção para o lar durante a pandemia | Foto: Reprodução

A pandemia da Covid-19 já se estende pelo terceiro ano seguido e as medidas de contenção do vírus continuam em vigor. Desse modo, os hábitos de inúmeros brasileiros, que agora passam mais tempo em casa, mudaram em diversos aspectos da vida. As atenções voltaram para tornar a casa um lugar mais confortável e aconchegante, potencializando os investimentos no lar e aquecendo o setor de decoração.

Dados da pesquisa setorial realizada pelo instituto IEMI Inteligência de Mercado apontam que, em 2020, o setor de casa e decoração já havia registrado alta de 4,65% nas vendas do varejo, movimentando R$87,7 bi. “Os pedidos mais que triplicaram. Tivemos até falta de matéria prima”, conta Jean Francisco Maturano Dias, proprietário da empresa de cortinas e persianas Persisul, que ilustra os saltos nas vendas de itens para o lar.

Segundo Jean, alguns hábitos de compra mudaram. Além das compras on-line terem se intensificado, os consumidores passaram a buscar opções de decoração que deixem o ambiente mais confortável para o home office, prática que deve permanecer mesmo após a pandemia.

Continua após a publicidade

Andreia Galdino, proprietária da loja de decoração Art Decor Home – loja de produtos de decoração, mesa posta -, também percebeu os olhares mais voltados para o local de trabalho remoto, onde os clientes buscaram elementos que pudessem dar mais comodidade e vida ao ambiente. “As pessoas foram estendo o olhar para as outras partes da casa também. A primeira mudança foi buscar peças que faltavam do uso corriqueiro do dia-a-dia, foram percebendo a falta de muitas peças. Com isso, o mercado de itens de decoração alavancou”.

A empresária, que inaugurou sua loja de decoração no ano de 2021, conta que observou o potencial desse setor durante a pandemia. “As pessoas tiveram que ficar em casa e, com isso, o olhar ficou mais voltado para esse ambiente. Muitas pessoas sentiram a necessidade de mudar de decoração e não foi somente esse motivo, tiveram que fazer alguns ajustes para atender suas necessidades”.

Um levantamento realizado pela OLX Brasil em 2020, aponta um aumento na procura por objetos de decoração novos e seminovos na plataforma. As almofadas tiveram crescimento de 494% nas buscas, enquanto os vasos uma alta de 201% na procura, e os quadros crescimento de 187%. Já os móveis, o aumento foi de 94,4%. Dados do mesmo ano da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam para vendas muito acima dos níveis pré-pandemia também entre materiais de construção (15,6%) e de móveis e eletrodomésticos (12,9%).

Tendências no pós-pandemia

As fragrâncias para o lar já são bem conhecidas, mas também têm se tornado cada vez mais tendência para aqueles que buscam ressignificar a casa. Segundo dados da Mintel, empresa global de pesquisa de mercado, 25% dos brasileiros usam produtos aromáticos, como velas e desodorizantes com aromas relaxantes, para criar um ambiente aconchegante. Além disso, esse percentual sobe para 33% entre os consumidores com 55 anos ou mais.

Seja em formato de difusor ou spray, o efeito perfumado ajuda a complementar a decoração da casa, por isso, está sendo cada vez mais procurado, especialmente as fragrâncias com perfume natural do ambiente. 

“O perfume traz toque de bem-estar. Devemos sentir a decoração e o aroma conectados entre si. Normalmente, as pessoas procuram aroma que traz aconchego, leveza e que agrada o olfato. Com o aroma, cada cômodo do seu ambiente ganha novos ares, deixando que seus momentos com família e amigos sejam marcantes e especiais”, explica Andréia, que embarcou na tendência das casas perfumadas lançando a Linha Home de aromatizantes que reúne difusor, spray e sabonete líquido.

Cultivo de plantas e flores

As plantas floridas ou não sempre ocuparam um espaço considerável em casa e apartamentos de algumas pessoas. A pandemia, porém, fez crescer a tendência. A estimativa, segundo o portal do Diário do Comércio, é de que haja uma alta de 12% de cultivo de plantas ou flores para o ano de 2022. Especialistas afirmam que as pessoas que têm pouca familiaridade com o cultivo de plantas no ambiente doméstico tem buscado saber mais sobre o assunto. 

Veja Também