Saiba o que ficou decido sobre quem recebeu indevidamente o auxílio emergencial na pandemia

A medida vale para quando constatar irregularidade ou erro na concessão, manutenção ou revisão.

Postado em: 10-03-2022 às 16h50
Por: Cecília Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Saiba o que ficou decido sobre quem recebeu indevidamente o auxílio emergencial na pandemia
A medida vale para quando constatar irregularidade ou erro na concessão, manutenção ou revisão. | Foto: reprodução

O regulamento para o procedimento de devolução de recursos dos benefícios do auxílio emergencial  recebidos de forma indevida foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (9/3). A medida vale para quando constatar irregularidade ou erro na concessão, manutenção ou revisão.

Pelas regras o beneficiário que terá que devolver será notificado de maneira eletrônica, pessoalmente ou por edital para devolução dos valores. O pagamento poderá ser à vista ou em 60 vezes. O valor das parcelas não pode ser inferior ao Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrado).

Para quem optar por dividir e não realizar o pagamento de três parcelas consecutivas ou alternadas terá seu parcelamento cancelado e será considerado inadimplente. E se não restituir voluntariamente o valor devido será efetuada uma cobrança extrajudicial. Se achar a cobrança indevida a pessoa tem o prazo de 30 dias da notificação para apresentar defesa.  

Continua após a publicidade

O Auxílio Emergencial foi criado em 2020 para aqueles que ficaram sem renda pela pandemia e o programa se estendeu até o final do ano passado.

Famosos que foram encontrados recebendo auxílio emergencial:

Ainda em 2020 estourou vários famosos que estavam recebendo o Auxílio Emergencial. Li Martins, Evandro Santos e Ayrton Lima foram alguns dos nomes que sairam na época e não se pronunciaram, se nenhuma medida foi tomada e for comprovado o recebimento eles terão qua arcar com a quantia agora.

Vale também lembrar dos golpes feitos com nomes de famosos como Whindersson Nunes,  Felipe Neto, Anitta e quase todos os integrantes do BBB 20. Todos recorreram legalmente na época .

Veja Também