Práticas terapêuticas e de medicina alternativa como fonte de renda

Técnicas milenares ajudam no bem-estar, relaxamento e em muitos outros fatores relacionados ao corpo e mente

Postado em: 19-03-2022 às 14h00
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Práticas terapêuticas e de medicina alternativa como fonte de renda
Técnicas milenares ajudam no bem-estar, relaxamento e em muitos outros fatores relacionados ao corpo e mente | Foto: Reprodução

Mesmo após séculos práticas terapêuticas de ação direta com o corpo, como massagem e acupuntura, são conhecidas e populares até os dias de hoje. Prometendo bem-estar, relaxamento e, em alguns casos, até cura para certas condições, profissionais da área são requisitados em diversas ocasiões. Neste sentido, pessoas têm procurado estudar e se especializar para trabalhar com tais técnicas e, além de proporcionar benefícios às pessoas, fazer dessas práticas uma fonte de renda.

É o caso de Rafael Alves Oliveira, administrador, gastrólogo, terapeuta e massoterapeuta. O profissional, que hoje está focado em seu trabalho, atende no Setor Oeste, em Goiânia, mas também pelo Brasil levando seu negócio “Alma das Mãos”, ao lado dos profissionais Heloisa Marina Silva Carvalho, que também estuda publicidade e propaganda, e Antônio Borges Dias Neto, que estuda administração. “A terapia corporal é pra trazer bem-estar, relaxamento. Além disso, a ideia do Alma das Mãos é de levar cura ao corpo e uma nova consciência em relação a toda ideia já formada a respeito de sexo, prazer e genitália. Isso tudo através do toque”, explica Rafael.

Ele adianta, ainda que as massagens ainda podem ajudar em lesões musculares, para alívio de dores e respiração consciente com meditação, com benefícios de correção de postura, alívio de dores musculares, alívio do stress, respiração consciente e relaxamento do corpo e da mente.

Continua após a publicidade

Em relação ao negócio, ele diz que o fato de investir em terapia corporal foi devido à grande quantidade de pessoas com problemas musculares, estresse altíssimo e uma forma errônea que as pessoas veem o prazer do corpo, “sempre muito condicionado apenas na genitália e ao gozo, diminuindo o orgasmo a algo tão pequeno e nunca chegando a consciência da sua grandiosidade”.

Rafael lembra que mesmo trazendo tantas questões importantes no trabalho, ainda há o enfrentamento de grandes preconceitos com a profissão devido a forma equivocada de como a massagem é vista e interpretada. “Principalmente quando se é negro e no meio social já existe uma objetificação do homem negro como viril, másculo, realizador de desejo”, afirmou.

“A grande dificuldade que enfrentamos é essa desconstrução de que massagem não é sexo, principalmente quando se trata de terapia tântrica. Já se tornou algo mal interpretado e em boa parte mal visto. Com isso, muitos dos clientes que chegam não conseguem um relaxamento total e, de fato, sentir a total energia que pode ser emanada pelo seu corpo”, conclui o profissional em manifestação e defesa da prática.

Outra prática cada vez mais comum, sendo oferecida até mesmo por planos de saúde, a acupuntura é um recurso terapêutico que utiliza agulhas específicas visando estimular determinados pontos pelo corpo, para promoção, manutenção e recuperação da saúde. Sua história remete há mais de 2 mil anos e integra as práticas da Medicina Tradicional Chinesa, conhecida como MTC. No Brasil, desde 1995 a acupuntura é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como especialidade médica e já faz parte da lista de Práticas Integrativas Complementares, do Ministério da Saúde.

Em Goiânia, o fisioterapeuta Ricardo Lin, se especializou em acupuntura para, segundo ele, levar mais qualidade de vida às pessoas que ele já atendia como profissional da saúde. “Atendo em casa ou a domicílio e também achei, na acupuntura, uma forma de renda extra, levando ainda mais bem estar às pessoas”, disse.

O acupunturista explicou, ainda, que a acupuntura é utilizada em tratamentos relacionados à tensão, estresse e condições emocionais. “São vastos as indicações para esse tratamento, que serve para pessoas com distúrbios digestivos como gastrite e hiperacidez, constipação e diarréia, distúrbios respiratórios como sinusite, dor de garganta, bronquite, asma e infecções pulmonares recorrentes, distúrbios neurológicos e musculares e dores de cabeça, tiques faciais, dor no pescoço, neurite de costela, ombro congelado, cotovelo de tenista, tendinite, dor lombar, ciática e osteoartrite”, pontuou.

Além disso, os efeitos do tratamento, de acordo com o profissional, ajudam a aliviar dores crônicas, como dor lombar e joelho, reduzir a frequência de dores de cabeça tensionais, prevenir dores de cabeça da enxaqueca, dor pós-operatória, cólica renal, artrite reumatóide e dor ciática.

Veja Também