Eventos vêm com tudo: dos aleatórios aos mais tradicionais, Goiás volta a receber festas e festivais importantes

Com grande parte da população vacinada, os eventos estão voltando e 2022 promete trazer algumas das principais festas de Goiás

Postado em: 16-04-2022 às 14h00
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Eventos vêm com tudo: dos aleatórios aos mais tradicionais, Goiás volta a receber festas e festivais importantes
Com grande parte da população vacinada, os eventos estão voltando e 2022 promete trazer algumas das principais festas de Goiás | Foto: Reprodução

Toda região possui seus eventos tradicionais, suas festas sazonais ou eventuais e em Goiás não é diferente. Mas como todos sabem, a pandemia adiou muitas destas aglomerações por razões óbvias. Agora, porém, com grande parte da população vacinada, os eventos estão voltando e 2022 promete trazer algumas das principais festas de Goiás. Neste final de semana mesmo, dias 15 e 16, acontece o Vaca Amarela, festival que iria acontecer em janeiro, mas foi adiado por conta da onda de casos da Ômicron, variante da Covid-19. O Vaca Amarela, que comemora sua 20ª edição, contará com apresentações como Karol Conká, Gloria Groove e Dead Fish.

Ainda neste ano Goiás recebe de volta, de forma presencial, eventos como o Villa Mix, Bananada e o Piribier. O Bananada, criado em 1999, conseguiu intercalar apresentações nacionais e internacionais nos seus últimos anos e se transformou em um festival de renome nacional, englobando restaurantes, teatros, casas noturnas, exposição artística, e outras atrações. Hoje, o Bananada é um dos mais importantes festivais de música alternativa do País. O festival deve acontecer no segundo semestre deste ano, mas ainda não há data oficial.

Também goiano, o Villa Mix é um festival que alcançou a posição de um dos maiores eventos culturais da América Latina. Realizado pela primeira, em 2011, o festival de música sertaneja entrou para o livro de recorde Guinness Book, em 2015 e em 2017, por ter a maior estrutura de palco para um concerto musical, superando o recorde que até então era da banda U2. O evento também trouxe nomes internacionais em suas últimas edições, como Maroon 5, Demi Lovato, Nick Jonas, Shawn Mendes, Liam Payne, J Balvin e Fifth Harmony.

Continua após a publicidade

Agora, para 2022, os organizadores do evento estão prometendo uma edição histórica, prevista para breve em Goiânia. Devem ser três dias de shows divididos em três fases: sexta-feira será o dia dedicado à música eletrônica. Sábado, ao pop. E domingo é a vez de celebrar ao ritmo que deu origem ao festival: a música sertaneja. Há até uma promessa de que Bruno Mars e Lady Gaga possam cantar neste ano. A data do evento deve ser divulgada em breve.

Por fim, mas não menos importante, Pirenópolis sediará a 12ª edição do Arena Piribier, maior festival cervejeiro do Centro-Oeste brasileiro. Realizado entre os dias 16 a 18 de junho, o festival teve um hiato de quase três anos devido a pandemia do coronavírus, mas retorna em 2022 com público esperado de 15 mil pessoas em seus três dias de evento.

Serão mais de 300 rótulos de cervejas artesanais de diversas origens para os cervejeiros e cervejeiras interessadas, incluindo as sem glúten e sem álcool. A programação ainda conta com a realização de degustações harmonizadas, visitas guiadas à Arena Piribier para conhecer os destaques dos expositores, palestras com especialistas do segmento, entre outros atrativos.

Para esta décima segunda edição, o line up foi cuidadosamente escolhido para surpreender o público. Quem comanda o show de abertura (16/3) é a dupla de veteranos Digão Raimundos juntamente com Egypcio (ex-Tihuana) que, nesta formação inédita para os palcos do Piribier, prometem entoar os maiores sucessos das bandas que lhe conferiram o reconhecimento na cena do rock nacional.

No segundo dia (17/3), é a vez de outro feat de sucesso invadir a Arena Piribier. Beto Bruno, ex-vocalista do Cachorro Grande, divide o palco com a banda Venosa. Os mineiros, veteranos no festival, retornam com repertório enriquecido pela participação do vocalista que conquistou seu espaço nos anos 90 ao emplacar vários hits de sucessos na MTV.

Para encerrar (18/06), os paulistas do CPM22 aportam em Pirenópolis, antes de se apresentarem nos palcos do Rock in Rio, em setembro. Para os presentes na Arena Piribier, será oferecida uma prévia do show que tomará conta do palco Mundo, no segundo semestre.

Em entrevista ao O Hoje, Ricardo Trick, de 57 anos e idealizador do Piribier, também falou como foram estes anos sem o evento. “Quando a pandemia começou, estava quase na época de realizar a edição 2019 e foi muito duro pois eu trabalho com eventos de maior porte, que mobiliza um grande número de participantes, me vi proibido de fazer tanto o Piribier, o Goiás Festival e o Acampamento no Araguaia, que são meus principais eventos”, disse.

Em relação a expectativa para esta edição do Piribier 2022, Trick disse que são as melhores. “Percebemos que o público está ansioso por grandes e bons eventos. Todo mundo a fim de ir desde que tenha segurança de saúde. Acreditamos que todos os bons eventos tenham sucesso nesta retomada e que será uma retomada rápida, desejando que não haja novas ondas do vírus”, afirmou o idealizador do festival.

Veja Também