Gol e Avianca anunciam a formação de um novo grupo de aviação; veja como vai funcionar

Após o fechamento da operação, as partes firmarão um acordo de acionistas da Abra, sendo que os Constantino e o grupo de investidores da Avianca serão co-controladores da holding

Postado em: 11-05-2022 às 12h17
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Gol e Avianca anunciam a formação de um novo grupo de aviação; veja como vai funcionar
Após o fechamento da operação, as partes firmarão um acordo de acionistas da Abra, sendo que os Constantino e o grupo de investidores da Avianca serão co-controladores da holding | Foto: Reprodução

Os controladores da Gol e da colombiana Avianca anunciaram nesta quarta-feira (11) a formação de uma holding sob a qual os dois grupos de aviação vão compartilhar a mesma plataforma de negócios. No Brasil, a GOL opera uma frota de 142 aeronaves e possui 33,6% de participação no mercado doméstico brasileiro, atrás da Latam (35,1%), segundo os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O novo grupo, que tem expectativa de que o negócio seja concluído no segundo semestre deste ano, se chama Abra reunindo operações da maior companhia aérea do Brasil, Gol, e de um dos maiores grupos sul-americanos de aviação, Avianca, com operações na Colômbia, Equador e El Salvador e rotas para América do Norte, Europa e América Central.

Atualmente a Avianca Group possui uma frota de mais de 110 aeronaves e é a companhia aérea líder na Colômbia, América Central, Equador e opera 130 rotas na América Latina. A ideia é que essa nova empresa tenha capital fechado e sediado no País de Gales, no Reino Unido.

Continua após a publicidade

A Gol e Avianca manterão operações independentes, enquanto “se beneficiam de maior eficiência e investimentos feitos pelo mesmo grupo controlador”, segundo comunicado. “O fechamento da transação é esperado para ocorrer no segundo semestre de 2022, sujeito às condições habituais de fechamento e regulatórias”, destacou o fato relevante divulgado ao mercado econômico.

Veja Também