Planos de saúde terão consultas ilimitadas para psicologia e fono

A nova resolução deve começar a valer a partir de 1º de agosto deste ano

Postado em: 12-07-2022 às 08h42
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Planos de saúde terão consultas ilimitadas para psicologia e fono
A nova resolução deve começar a valer a partir de 1º de agosto deste ano | Foto: Marcello-Casal/Agência-Brasil

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), aprovou nesta segunda feira (11/7), o fim da limitação ao número de consultas e sessões com psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Agora, os planos de saúde terão que oferecer cobertura ilimitada para pacientes com qualquer doença ou condição de saúde listada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo informações da ANS.

A decisão, tomada em reunião extraordinária da diretoria colegiada da agência, foi divulgada pela assessoria de imprensa da ANS. A nova resolução deve começar a valer a partir de 1º de agosto deste ano.

Continua após a publicidade

Leia também: Mães vivem incertezas após desobrigação de tratamento dos planos de saúde

Médico do paciente

A partir da nova decisão, serão excluídas as diretrizes de utilização para consultas e sessões com esses tipos de profissionais. O atendimento passará a considerar a prescrição do médico do paciente.

A ideia foi “promover a igualdade de direitos aos usuários da saúde suplementar e padronizar o formato dos procedimentos atualmente assegurados, relativos a essas categorias profissionais”.

No dia 1º de julho, a ANS já havia tornado obrigatória, para pacientes com transtornos globais do desenvolvimento, a cobertura de qualquer método ou técnica indicada pelo médico. (Com informações da Agência Brasil)

Leia também: Planos de saúde poderão recusar tratamentos fora da lista da ANS

Veja Também