Yes, nós temos bitcoin no Cerrado

Plataforma de trocas multilaterais inova ao possibilitar venda e compra de lotes sem uso de dinheiro e sem os riscos do bitcoin internacional

Postado em: 19-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Yes, nós temos bitcoin no Cerrado
Plataforma de trocas multilaterais inova ao possibilitar venda e compra de lotes sem uso de dinheiro e sem os riscos do bitcoin internacional

A plataforma digital de permutas multilaterais XporY.com tem trazido uma prática inovadora ao mercado goiano. A empresa usa sua moeda virtual X$ entre seus mais de dois mil associados, o que possibilita a transação de qualquer serviço ou item, entre eles imóveis. Por enquanto as transações foram feitas somente com lotes, mas a expectativa é que casas, apartamentos e outros imóveis, futuramente, atraiam o interesse de pessoas e empresas.

A grande vantagem, segundo o empresário Rafael Barbosa, fundador da plataforma, é que quem vende o imóvel em X$ consegue negociar um bem que estava ocioso em troca de vários produtos e serviços que podem ser usados quando e como quiser. Já para quem compra um imóvel em X$, adquire um patrimônio que irá valorizar com tempo e gerar dinheiro.

“A permuta bilateral, que acontece apenas entre duas pessoas ou empresas, dentro do ramo imobiliário é extremamente comum. Mas o que a XporY.com está fazendo para inovar é fazer isso de forma multilateral entre diversas pessoas e segmentos empresariais”, explica Rafael Barbosa. “O nosso objetivo é promover a economia colaborativa, mostrando uma alternativa para as pessoas e empresas gerarem valor com aquilo que se tem disponível, mas está ocioso ou subutilizado, e gerar ganhos mútuos”, diz Barbosa.

Continua após a publicidade

O executivo explica que as permutas são, muitas vezes, associadas a situações emergenciais, para resolver um problema pontual, como pagamento de uma dívida ou como alternativa à falta de dinheiro. Mas essa modalidade de transação comercial tem se viabilizado como uma forma de aquisição de um patrimônio. “É uma forma de negociação para quem  tem algum patrimônio livre”, acrescenta Rafael Barbosa.

Oportunidade de bons negócios

O empresário do ramo imobiliário  em Goiânia, Rivadavia Barbosa e Silva, 69 anos, ao participar de uma rodada de negócio conheceu outros empresários associados à XporY.com e percebeu que por meio da plataforma poderia dar uma boa destinação a alguns terrenos que tinha e que estavam ociosos. “É muito importante trocar aquilo que você não está tendo liquidez. E o mercado imobiliário passa por um momento de ociosidade e por isso resolvi anunciar alguns lotes que eu tenho no município de Uruaçu às margens do lago Serra da Mesa”, conta Rivadávia. Ele diz que anunciou cinco lotes na plataforma e em 10 meses vendeu quatro. “Tenho certeza de que em breve vou vender esse outro que falta”, afirma o empresário.

O valor dos lotes que Rivadavia anunciou na plataforma variam entre 58 mil “X$” e 75 mil “X$” e ele garante que com a moeda virtual recebida ele e seus familiares estão usufruindo, mesmo sem gastar nenhum dinheiro real, de uma série de serviços e produtos oferecidos por outros associado à XporY.com. Um X$ equivale a um real.

E uma das pessoas que compraram os lotes ofertados por Rivadávia na plataforma foi o empresário e jornalista Hermano Escher, 29 anos, proprietário da Neo Comunicação, uma empresa de painéis publicitários em Goiânia.  Ao ver a oferta dos lotes para ser comprados em X$ Hermano decidiu comprar três como uma forma de investimento. “Comprei, a princípio, para investir, mas como eu precisava fazer um financiamento no Goiás Fomento, que é um banco do Estado para apoiar investidores locais, acabei usando os lotes como garantia do empréstimo que fiz”, explica. (Waldineia Ladislau, editora interina) 

Veja Também