Goiás deve se manter como segundo maior produtor de cana-de-açúcar e etanol na safra 2022/23

Segundo a Conab, o incremento da produção é de 2,8% em relação ao ciclo anterior, quando foram colhidas 70,5 milhões de toneladas

Postado em: 19-08-2022 às 17h43
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás deve se manter como segundo maior produtor de cana-de-açúcar e etanol na safra 2022/23
Segundo a Conab, o incremento da produção é de 2,8% em relação ao ciclo anterior, quando foram colhidas 70,5 milhões de toneladas | Foto: Reprodução

Goiás deve se consolidar como segundo maior produtor de cana-de-açúcar na safra 2022/23, chegando a 72,5 milhões de toneladas. A previsão se baseia em dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta sexta-feira (19/8).

Segundo a Conab, o incremento da produção é de 2,8% em relação ao ciclo anterior, quando foram colhidas 70,5 milhões de toneladas. Os dados também mostram que a produtividade da cana goiana cresceu 3,8%, indo de 73.246 quilos por hectare no ciclo passado, para 76.058 quilos por hectare na safra que está em andamento.

“É uma boa notícia para os nossos produtores. Apesar da estimativa da Conab apontar redução da safra total de cana-de-açúcar no País, o Estado conseguiu crescer, aumentando sua produtividade e, consequentemente, sua produção”, avalia o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça.

Continua após a publicidade

“Na última reunião do FCO [Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste], foram quase R$ 3 milhões destinados a produção de cana-de-açúcar e, se considerarmos todo o ano até agora, foram R$ 24,5 milhões destinados a essa cultura, gerando cerca de 315 novos postos de trabalho” ressalta o secretário.

Leia também: Goiás deve ocupar quinto lugar no Valor Bruto de Produção Agropecuária em 2022

Açúcar e etanol

O Levantamento da Conab também aponta que, em Goiás, além do crescimento na produção de cana-de-açúcar, deve haver também crescimento da produção de etanol, ao contrário da tendência nacional de queda. A produção de etanol deve subir 2,4%, de 4,62 bilhões de litros, na safra passada, para 4,73 bilhões de litros no atual ciclo – crescimento de 109,52 milhões de litros.

Caso se confirme a estimativa da Conab, Goiás deve manter, neste ciclo, o segundo lugar na produção de etanol do País e o terceiro lugar na produção de açúcar. Atualmente, São Paulo é o maior produtor de cana, açúcar e etanol. Em todo país, a produção estimada é de 572,87 milhões de toneladas de cana-de-açúcar; 33,89 milhões de toneladas de açúcar; e 25,82 bilhões de litros de etanol.

Veja Também