5G acelera soluções no varejo e abre portas para mercado de trabalho

A grande aposta é que o sinal acelere as soluções que envolve a convergência entre o online e o físico

Postado em: 25-08-2022 às 09h15
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: 5G acelera soluções no varejo e abre portas para mercado de trabalho
O caminho é o mais promissor para os resultados do varejo para conectar ainda mais aparelhos simultaneamente | Foto: Banco de Imagens

A tecnologia 5G foi implementada em mais quatro cidades e, atualmente, está disponível em 12 capitais no país. Brasília foi a primeira cidade a receber a faixa de 3,5 gigahertz, que oferece a maior velocidade. A expectativa é que até o dia 29 de setembro, o sinal esteja disponível em todas as capitais do Brasil.

Empresas e indústrias serão altamente impactadas pela tecnologia, e o varejo não ficará de fora. 

A grande aposta é que o 5G acelere as soluções em omnichannel, que envolve a convergência entre o online e o físico, como o caminho mais promissor para os resultados do varejo.

Continua após a publicidade

“O omnichannel permite que o varejista esteja presente em mais de um canal de venda e proporcione uma experiência diferenciada para o consumidor, explorando as tecnologias disponíveis e planejando estratégias multicanais. Além de fazer o atendimento tradicional daquele cliente que prefere a compra presencial, o lojista também opera de outras formas, dentro dos conceitos do varejo moderno, com opções de entrega, estoque local para atender pedidos online, compra online com retirada na loja e vendas pelo Whatsapp, por exemplo”, explica Juliano Mortari, CEO de uma ERP para gestão de lojas, franquias e pontos de venda.

Foto: Banco de Imagens

“As vendas por Whatsapp já deveriam ser uma realidade do varejo, e a pandemia só reforçou essa necessidade, afinal, muitos consumidores investiram mais em compras online. Com a chegada gradual do 5G, o momento é de unir forças e apostar no atendimento multicanal”, sugere o CEO.

Segundo dados da consultoria Ebit/Nielsen, em 2020, durante a pandemia, as lojas online tiveram aumento de 41% no faturamento em comparação aos últimos 13 anos. Já no primeiro trimestre de 2021, a pesquisa Neotrust apontou alta de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Com a chegada do 5G, será preciso ir além e ter um bom aproveitamento de todas as plataformas disponíveis, explorando as oportunidades do omnichannel para poder manter o crescimento. A expectativa é alavancar as vendas, e aumentar o número de transações em vendas físicas e online.

5G na geração de empregos

A previsão da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) é que, com a chegada do 5G em todas as capitais e cidades do Brasil, até 2025, sejam criadas 673 mil posições na área de tecnologia e que profissionais com conhecimento sobre big data e analytics, nuvem e web mobile sejam cada vez mais solicitados nos próximos quatro anos.

Segundo a diretora Gabriela Mative, há algumas profissões em expansão como analista de dados, especialista em IA e Machine Learning, especialista em Big Data e especialista em IoT (Internet of Things), mas ainda existe escassez de profissionais com esse tipo de conhecimento.

Além da tecnologia, outros setores, como varejo, RH e serviços serão beneficiados pelo aquecimento do mercado. “Assim como vimos grandes aplicativos de delivery, por exemplo, movimentando os mercados de serviços nos últimos anos, a chegada do 5G também irá estimular a abertura de novas posições”, afirma Gabriela.

Embora o 5G ainda não tenha se consolidado no país, o processo de transformação digital foi acelerado durante a pandemia, o que já se reflete em segmentos como a cadeia de logística e o varejo por e-commerce, cuja demanda aumentou nos últimos anos.

Os benefícios do 5G

Foto: Banco de Imagens

Daniel Gomes de Oliveira, coordenador universitário do curso de Análise de Sistemas e Ciências da Computação e mestre em Ciências da Computação, orienta que o 5G é uma internet similar à já conhecida 4G, mas pode ter uma velocidade superior a até 20 vezes. “Além do ganho de desempenho, também tem uma qualidade em relação a estabilidade, o que é muito importante quando se trata de confiabilidade na transmissão de dados. Enquanto a velocidade das redes 4G atinge no máximo 100 Mbps, o 5G tem potencial para atingir 10 Gbps por segundo”, explica.

Com essa melhora, Daniel revela que os serviços que necessitam de grande tráfego de dados e antes não eram viáveis para dispositivos móveis passaram a ser possíveis. “Outra vantagem que vem com a tecnologia 5G é a infraestrutura ter um ganho muito grande em relação a quantidade de equipamentos conectados ao mesmo tempo. Também tem um ganho em relação à cobertura dos equipamentos que possibilitam um alcance muito maior que os já disponíveis”, cita o profissional.

A tecnologia tem caminhado para um aumento na necessidade de equipamentos conectados, e vem com a IoT, uma tendência para que sempre precisamos de mais e mais equipamentos conectados a uma rede e com comunicação. “Assistentes pessoais, automóveis, aparelhos de som e imagem em geral, casas inteligentes, são exemplos de equipamentos que vemos cada vez mais conectados. Como a tecnologia 5G permite uma quantidade maior de equipamentos conectados simultaneamente em sua infraestrutura, o sinal permite que a quantidade de equipamentos conectados aumente”, adverte.

Em relação à cobertura, o professor cita que na cidade de Goiânia, a Anatel relata que até 10% da cobertura atual será atendida pelo 5G e aos poucos essa cobertura será ampliada. Em regiões, como o Brasil, no qual 58% da população acessa a rede exclusivamente pelo telefone móvel, ter mais conectividade sugere que há maior alcance de serviços em locais onde hoje não estão disponíveis, levando assim a uma maior inclusão social. “Com o desenvolvimento da instalação da infra-estrutura de 5G e progressiva queda dos preços dos aparelhos, essa maior inclusão social será possível, assim como foi nas gerações anteriores (4G/3G)”, analisa.

Veja Também