Goiás alcança recorde em negócios abertos no setor de serviços durante pandemia

De acordo com a pesquisa, os serviços profissionais, administrativos e complementares, saltaram de 14,5 mil unidades em 2019 para 18 mil unidades em 2020

Postado em: 25-08-2022 às 11h31
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás alcança recorde em negócios abertos no setor de serviços durante pandemia
De acordo com a pesquisa, os serviços profissionais, administrativos e complementares, saltaram de 14,5 mil unidades em 2019 para 18 mil unidades em 2020 | Foto: Rovena Rosa

O Estado de Goiás alcançou a oitava posição no País, e a primeira entre os estados da Região Centro-Oeste, na quantidade de empresas do setor de serviços não financeiros. Os dados são da Pesquisa Anual de Serviços (PAS) 2020 realizada pelo IBGE. De acordo com o levantamento, Goiás reuniu 44,4 mil empresas ativas em 2020. Este número representa crescimento de 4% em relação a 2019.

Os números na série histórica do IBGE significam recorde para Goiás no setor de serviços. Presidente da Junta Comercial de Goiás (Juceg), Euclides Barbo Siqueira avalia que esse desempenho é resultado dos investimentos feitos para atração de novas empresas. “É a comprovação em números de que acertamos ao implantar a desburocratização e a digitalização no processo. Tudo foi facilitado para a abertura do negócio com celeridade, o tempo gasto passou de meses para horas”.

Atualmente, são necessárias em média 16 horas para se abrir uma nova empresa em Goiás.

Continua após a publicidade

Atividades

De acordo com a pesquisa, os serviços profissionais, administrativos e complementares, saltaram de 14,5 mil unidades em 2019 para 18 mil unidades em 2020, o que representa um aumento de 24,2%. Já as atividades imobiliárias cresceram 43%, passando de 2,1 mil para 3 mil unidades em 2020. 

Além disso, serviços relacionados a transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio tiveram uma participação de quase um terço do total do Estado, sendo 33,2%. Em 2019, esse percentual era de 31%. Outra atividade com participação relevante na receita é a de serviços profissionais, administrativos e complementares, correspondendo a 24,3%. 

A Pesquisa Anual de Serviços investiga informações sobre as características estruturais básicas do segmento empresarial da prestação de serviços não financeiros no país. A PAS realiza o levantamento de diversas informações econômico-financeiras: receitas bruta e líquida, número de empresas, despesas financeiras, entre outros. 

Veja Também